logo

BILHETE PREMIADO

Ex-deputado Carlos Azambuja é alvo de operação que investiga lavagem de dinheiro em casas lotéricas


Por Vithória Sampaio e Pablo Rodrigo | GD

img

Foto: Reprodução

O ex-deputado Carlos Antônio Azambuja foi um dos alvos da Operação Bilhete Premiado que investiga lavagem de dinheiro em casas lotéricas. A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (6), e os mandados de busca e apreensão cumpridos em Pontes e Lacerda, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade.

 

Segundo informações, as investigações apontam o uso dessas casas lotéricas para mascarar a origem ilícita de lucro obtido em atividades criminosas, dentre elas corrupção e tráfico de drogas.  

Azambuja está entre os investigados pelos depósitos ilegais, ele já foi alvo de operações anteriores da Polícia Federal, como da Operação Ararath (que investigou a prática de “mensalinho” de integrantes da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso). O “mensalinho” foi delatado pelo ex-governador Silval Barbosa e o ex-deputado José Riva e ganhou repercussão nacional através após as imagens vim a tona em agosto de 2014. 

 

Operação Bilhete Premiado

Depósitos de milhões de reais em espécie foram identificados pelas apurações, as quais evidenciaram que tais valores eram incompatíveis com o patrimônio declarado pelos depositantes. Na dinâmica do esquema de lavagem desses capitais, verificou que era comum que os saques desses valores fossem realizados no mesmo dia ou nos dias imediatamente seguintes aos depósitos, para dificultar o rastreamento pelas autoridades competentes.

 

A apreensão de bens e valores segue as diretrizes de descapitalização do crime organizado, além de contribuir para a completa identificação dos envolvidos e beneficiários da lavagem de capitais. O crime de lavagem de bens, direitos e valores, previsto no artigo 1º da Lei 9.613/98, prevê pena de reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e multa.


POLÍCIA

Fazendeiro é sequestrado e obrigado a transferir R$ 218 mil para criminosos em Cáceres

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...


NACIONAL

INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias


PREFERÊNCIA POPULAR

Evento “Melhores do Ano” será realizado em 14 de março em Araputanga e contará com presença de Ivy Moraes, ex-BBB

Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.