logo

Atualidades

Ezequiel é eleito deputado Federal, Português perde para estadual e Lair é suplente



A região Oeste ficará, a partir de janeiro, com com dois representantes na Assembleia Legislativa, Doutor Leonardo de Cáceres e Wancley de Pontes e Lacerda.

No parlmaneto Federal, ganha força com a eleição do deputado Ezequiel Fonseca.

Lair Mota ficou com a segunda suplência de deputado Estadual ao lado do Professor Adriano Silva, que ocupa a primeira suplência.

RENOVAÇÃO:

A renovação na nova composição da Assembleia, a partir do ano que vem, será de 45,8%. Dos 24, apenas 13 se reelegeram. Outros 9, que hoje legislam, não concorreram. Entre os 15 que tentaram um novo mandato, 2 foram reprovados nas urnas, sendo eles Airton Português (PSD) e Ademir Brunetto (PT).

Com o resultado, o PT, que tinha 2 cadeiras com Brunetto e Alexandre César, passa a não ter nenhum representante.

Asseguraram mais 4 anos na Assembleia os peemedebistas Romoaldo Júnior e Baiano Filho; os republicanos Mauro Savi, Ondanir Bortolini, o Nininho, Emanuel Pinheiro, Wagner Ramos e Sebastião Rezende; e Walter Rabello, Pedro Satélite e Zé Domingos, do PSD. Além de Guilherme Maluf (PSDB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Zeca Viana (PDT). Savi, inclusive, foi campeão de votos com 55.223 votos. A menor votação, entre os eleitos e/ou reeleitos foi o ex-secretário de Governo de Sinop, Silvano do Amaral (PMDB), com 15.310.

Entre os estreantes está a filha do presidente da Assembleia Janaína Riva (PSD) e o ex-prefeito Oscar Bezerra (PSB), ambos com base eleitoral em Juara, o polêmico vereador por Várzea Grande, Pery Taborelli e parlamentar por Pontes e Lacerda Wancley Carvalho, ambos do PV que, até então, não tinha nenhum representante na Assembleia.

Outro que assegurou uma vaga é o irmão do deputado estadual Luiz Marinho, o empresário Eduardo Botelho (PSB). Já os ex-prefeitos de Cuiabá e de Rondonópolis Wilson Santos (PSDB) e Zé do Pátio (Solidariedade), respectivamente, retornam ao Parlamento estadual.
Bancada.

Com 5 parlamentares, o PR terá a maior bancada. Em seguida aparece o PSD, com 4. Já o PMDB, PSDB e PSB elegeram 3 parlamentares cada. Com apenas 25 anos, Janaína não é apenas a única mulher a obter mandato, como também é a mais jovem parlamentar. O mais velho, com 70 anos, é o ex-prefeito de Tangará da Serra Saturnino Masson (PSDB).


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.