logo

Nacional

Ezequiel Fonseca vai investigar Pedro Henry


Por Renan Marcel, GD

Líder da bancada mato-grossense no Congresso Nacional, deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) passou a integar, como membro titular, a CPI da Petrobras. Ele ocupa vaga aberta pelo afastamento do deputado pepista Lázaro Botelho (TO), que é um dos parlamentares investigados na Operação Lava Jato e até ontem compunha a comissão.

Inicialmente quem foi indicado para substituí-lo foi o deputado progressista Covatti Filho (RS). Este, por sua vez, foi “impedido” de fazê-lo por ser filho do ex-deputado federal Vilson Covatti, que também está na lista de 47 réus denunciados pela Procuradoria-geral da República (PGR). Dos 47, 32 são do Partido Progressista.

Na lista, figura por exemplo o ex-deputado Pedro Henry, que na época das práticas ilícitas denunciadas era do PP, partido presidido por Fonseca em Mato Grosso. Henry já foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em outro escândalo, o do Mensalão petista, e cumpre pena de 7 anos e dois meses em regime semiaberto.

Em Mato Grosso, Henry era considerado um “cacique” da sigla e foi secretário estadual de Saúde implantando o modelo de gestão por meio das Organizações Sociais de Saúde (OSS).

Presidente do diretório estadual do PP, função que foi de Pedro Henry por um bom tempo, o deputado Ezequiel Fonseca não gosta de comentar sobre a ligação de Henry com o partido em virtude do desgaste gerado à legenda com a condenação dele, o único político de Mato Grosso condenado no esquema do mensalão. Quando é questionado, Ezequiel destaca que isso é fato superado e que o ex-correligionário está cumprindo sua pena.

Sobre a CPI, Ezequiel afirma que é preciso ter cuidado para não fazer pré-julgamentos. “Nós vamos seguir todo o regimento interno que disciplina a CPI, dar a condição da ampla defesa e, sem fazer nenhum pré-julgamento, elaborar o relatório.Não quero fazer nenhum juízo de valor ainda. Cabe à Justiça decidir sobre aqueles que estiverem realmente envolvidos”, disse o deputado.


FIGUEIRÓPOLIS D’OESTE

Prefeitura substitui pontes de madeira por tubulação galvanizada e constrói nova ponte de R$ 462 mil na zona rural

Ao todo, cinco pontes estão sendo substituídas em diferentes pontos da zona rural.


LINHA SUCESSÓRIA

Presidente da Câmara assume posição de primeiro substituto do prefeito após cassação de vice-prefeita em Jauru

A decisão judicial que cassou o mandato da vice-prefeita, Enércia Monteiro (PSB), redefiniu a linha sucessória do Executivo municipal.


CONDENAÇÃO

Justiça Eleitoral determina perda de mandato da vice-prefeita de Jauru

Com a decisão judicial, caberá à Câmara Municipal declarar a extinção do mandato de Enércia Monteiro (PSB).

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.