logo

Estadual

Falta de água atinge comunidades rurais em MT. Deputado Ezequiel busca alternativas


Por Adrielle Piovezan

img
A água é um dos mais importantes recursos naturais. Porém, o desabastecimento tem afetado diversas regiões do Estado, inclusive, as áreas rurais. Preocupado com o problema que atinge a região pantaneira, o deputado Ezequiel Fonseca (PP), estará reivindicando à Companhia Matogrossense de Mineração (METAMAT), na próxima sessão plenária  a construção de poços artesianos nessas localidades.
 
A proposta atende à uma solicitação dos técnicos em Agropecuária da Empaer/Poconé, José Daniel Dalri e Benedito Gonçalo Curvo com intuito de beneficiar cerca de 300 famílias das comunidades Boi de Carro, Vila Nova, Jejum, Campo Limpo, Água Vermelha, Nova Esperança, Alegre e Laranjal.
 
Um levantamento realizado pelos técnicos através da Chamada Pública de Sustentabilidade resultou na necessidade da implantação dos poços para o consumo das famílias e produção da subsistência alimentar.
Ezequiel acredita que o direito à água está compreendido também no direito humano à alimentação adequada, sendo responsabilidade do Estado assegurar aos cidadãos. Para que os poços sejam implantados sem ressalvas, o progressista destaca o Decreto nº 7.217/2010 como dever do governo Estadual a garantia de meios adequados para o atendimento da população rural dispersa.
 
Os técnicos também apresentaram ao parlamentar durante reunião no último dia 28/01 documento requerendo recursos para reforma do Prédio da EMPAER no município. Sensível às questões que envolvem à assistência e extensão rural o deputado disse que estará buscando alternativas junto ao governo do Estado para que a solicitação seja atendida.
 
Adrielle Piovezan

POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.