A operação Descobrimento, que prendeu o ex-secretário e pré-candidato a deputado federal Nilton Borgato (PSD) suspeito de ligação com o tráfico internacional de drogas e formação de organização criminosa, foi destaque no Fantástico deste domingo (24). A ação foi deflagrada na terça (19) pela Polícia Federal da Bahia.
A reportagem tratou de duas megas operações realizadas no país e, em relação à Descobrimento, revela que a investigação começou após apreensão de droga carregada em Jundiaí (SP). A matéria mostrou também que a droga entrava por Mato Grossoonde supostamente atuaria o ex-secretário de Estado
O programa mostrou também conversas entre a doleira Nelma Kodama, que ficou conhecida no país na Operação Lava Jato, e Rowles Magalhães Pereira da Silva, que ganhou o cenário nacional por ser "lobista" do VLT de Mato Grosso, que nunca ficou pronto. Neles, ambos falam sobre como seria o pagamento pelos crimes.
Um diálogo revelado entre a dupla, revelado pelo Fantástico, mostra que Nelma chegou a ficar em uma espécie de cativeiro enquanto a droga era carregada por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC). A doleira teve um relacionamento amoroso com Rowles e foi presa em Portugal, pela PF, com pelo menos 10 malas.
Reprodução
O delegado responsável pelas investigações, Aldair Gregório, destaca à reportagem que todos os alvos da Descobrimento eram líderes na suposta organização criminosa e que a empresa dona do avião não faz parte do esquema.
Nilton Borgato, por sua vez, era chamado de "Índio" dentro do grupo que realizava o tráfico internacional de entorpecentes entre Brasil e Portugal. Os documentos apontam que a PF levou meses para provar que Índio e Borgato eram a mesma pessoa. O ex-secretário, Rowles e Nelma foram presos durante a ação e, na reportagem do fantástico, negam os crimes por meio de seus advogados.
Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Três pessoas foram indiciadas e devem responder pelos crimes de organização criminosa armada, homicídio qualificado, ocultação de cadáver e fraude processual qualificada.
A 1ª sessão do ano ocorreu em 17 de fevereiro, quando os parlamentares aprovaram a concessão de verba indenizatória de 60% do salário mensal e reajuste superior a 75% no valor das diárias.
A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou nesta quarta-feira (2), em Cáceres, a Operação Falso Fidalgo, com o objetivo de combater a prática dos crimes de descaminho, contrabando e sonegação fiscal. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, direcionados às residências dos investigados e estabelecimentos comerciais. Além disso, foi autorizado o...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.