Futuras mamães a partir da 28ª semana de gestação devem receber a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por infecções graves que podem atingir os recém-nascidos, como bronquiolite e pneumonia. Não há restrição de idade materna para a imunização.
O VSR é associado a cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. A vacinação promove proteção imediata aos bebês, reduzindo complicações e hospitalizações.
A recomendação é considerada essencial porque a maior parte das internações e óbitos por bronquiolite ocorre no primeiro ano de vida.
A oferta do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS) — que na rede privada pode chegar a R$ 1,5 mil — foi viabilizada por meio de acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, com transferência de tecnologia para fabricação no Brasil. A medida amplia a autonomia nacional e o acesso da população à vacina.
O Ministério da Saúde destinou 15.580 doses ao estado de Mato Grosso, que serão distribuídas aos municípios para início da vacinação do público-alvo.
Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.
Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente
Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.