Presente no lançamento do programa federal de Qualificação Profissional a Desempregados, o deputado Dr. Gimenez (PV), ao lado ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (PL) e do governador Mauro Mendes (DEM), lembrou da geração de emprego e renda promovido na região oeste a partir de recursos destinados, nestes três anos de mandato, à agricultura familiar. Ao todo, o Dr. Gimenez destinou R $1,2 milhão à região nesse segmento.
“Em um primeiro olhar, pode parecer que são braços de investimentos distintos. Mas não é. Quando investimos na agricultura familiar, promovemos a valorização do homem do campo. Essa promoção amplia a geração de vagas de emprego, aumentando a renda e fomentando a economia. A chegada desse grande programa federal em Mato Grosso conecta-se com esse segmento. Vamos conseguir ter mais ferramentas e, assim, alcançar essas famílias dos municípios, capacitando-as e levando mais conhecimento ao campo também”, ressaltou.
O lançamento aconteceu na manhã desta segunda (7), no Palácio Paiaguás. O programa de iniciativa, qualificação e reinserção visa capacitar jovens de 18 a 29 anos e adultos acima de 50 anos, que estão fora do mercado de trabalho. O Brasil, hoje, estipulou Onyx, tem cerca de 40 milhões de pessoas em situação de informalidade, dos quais 7,8 milhões são do grupo de jovens que nem trabalham nem estudam, conhecidos como Nem-Nem.
O governo federal, de acordo com o ministro, disponibilizará a plataforma de cursos às prefeituras. “ O programa é bem simplificado e a gestão será feita pelos municípios. São mais de 200 cursos remotos e cada prefeitura vai sinalizar sua capacidade e necessidade. Precisamos nos habituar a promover essas novas oportunidades para que possamos transformar vidas. É esse o grande objetivo do programa”, destacou.
Em consonância com isso, Mauro Mendes agradeceu o empenho do governo federal em desenvolver programas que consigam promover a capacitação. O governador pontuou ainda que Mato Grosso é um grande gerador de emprego, ficando atrás somente de Santa Catarina, porém é deficitário em mão de obra. “A implantação de programas como esse pode levar nosso estado a ser o primeiro em geração de emprego. E qualificar é o caminho para que isso seja possível”, projetou.
A solenidade também contou com várias autoridades do meio político. Estavam presentes o deputado Neri Geller (PP); a deputada estadual Janaina Riva (MDB); também deputado estadual, líder do governo no Parlamento, Dilmar Dal Bosco (DEM); e vários prefeitos, como o de Mirassol d’Oeste, Héctor Alvares (PSL).
Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.
Volume de entorpecentes retirado de circulação saltou de 2,6 toneladas no primeiro semestre de 2015 para 19,6 toneladas no primeiro semestre de 2025
"São os impostos que vocês pagam, que estamos revertendo em obras para o povo lambariense", disse o prefeito Marcelinho da Bem Star.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.