A crise econômica pela qual passa o Estado fez o Governo cancelar a realização dos Jogos Estudantis neste ano. A situação gerou revolta nos segmento de Educação e Esportes, já que milhares de jovens se dedicam nos treinamentos para disputarem as competições.
A alegação para o cancelamento dos Jogos é justamente a falta de recursos. O governo alega que, na crise econômica, tem priorizado o pagamento de salários dos servidores e a transferência de recursos para a área de saúde pública.
Na quinta-feira (15), a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso apresentou uma proposta para a realização dos jogos regionais estudantis em um novo formato, com a parceria de municípios, federações e confederações esportivas.
Com mais de 40 anos de criação, os Jogos Regionais Mato-grossenses (Jorems) sempre foram um celeiro de atletas e cidadãos nos Estado e, por conta disso, a Seduc pretende retomar o projeto.
Com o nome de Campeonato Mato-grossense de Seleções Municipais, os jogos devem ser realizados em 10 regiões do Estado, atendendo as principais modalidades coletivas.
A proposta foi apresentada pelo secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, a deputados, representantes de mais de 20 municípios de todas as regiões do Estado, além de presidentes de federações e confederações esportivas.
O encontro contou com a participação dos deputados estaduais Leonardo Ribeiro Albuquerque, Guilherme Maluf, Allan Kardec e Sebastião Rezende.
Marrafon ressaltou que a realização dos jogos sempre esteve nos planos da Secretaria, por ser um dos eventos mais tradicionais do desporto estadual. Contudo, por conta do atual momento financeiro do país, é necessário que todos os setores envolvidos trabalhem juntos para a realização do projeto.
“O momento econômico ainda é delicado, mas nós acreditamos na importância do esporte como instrumento para a transformação de vidas. Nós estamos juntos nesta luta e unidos acreditamos que poderemos voltar a realizar este evento tão importante para as nossas crianças”, afirmou o secretário Marrafon.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, afirmou que os jogos fazem a diferença na vida dos mato-grossenses desde anos 1970 e por isto a Seduc sempre trabalha para que ele volte a ser realizado e com força total.
“Esses jogos são fundamentais para o desenvolvimento do Esporte no Estado. Sabemos da importância dele na motivação dos nossos jovens, bem como na qualificação dos nossos atletas. O nosso desejo sempre foi pela retomada e faremos todo o esforço possível em prol dele”, assegurou Leonardo.
Nossos jovens entre 15 a 18 anos se prepararam o ano inteiro para esse evento e automaticamente estão longe das ruas, prostituição e das drogas. O que me deixa envergonhado com nossos políticos que deveriam nos representar e defender os interesses da população não estão nem ai com os nossos jovens mas marcar sessão para soltar um parlamentar que estava preso por corrupção,lavagem de dinheiro e formação de quadrilha isso eles se dedicam ao máximo”, disse Fábio Trindade, Secretário Esportes de Pedra Preta.