logo

NACIONAL

Governo Federal suspende Plano Safra e põe produção em risco


Por Redação Mídia News

img

Imagem ilustrativa. (Foto: CNA Brasil)

O Governo Federal suspendeu, a partir desta sexta-feira (21), todas as novas contratações do Plano Safra 2024/2025. A medida põe em risco a produção, principalmente, de grãos do país, uma vez que os produtores ainda estão no período de colheita da primeira safra e plantio da segunda (veja o ofício circular com a decisão AQUI).

 

A suspensão das linhas de crédito do Plano Safra já movimenta os bastidores da agropecuária brasileira e autoridades classificam como “fiasco” o que foi chamado de “o maior Plano Safra da história”.

 

Para a Frente Parlamentar da Agropecuária, “a má gestão impacta no aumento dos juros e impede a implementação total dos recursos necessários”.

 

Segundo nota enviada pela FPA, o Governo Federal tenta culpar o Congresso Nacional “pela própria incapacidade de gestão dos gastos públicos”, o que de acordo com a nota, “não resolverá o problema”.

 

No ofício circular enviado pela Secretaria do Tesouro Nacional, na quinta-feira (20), o Governo Federal justifica a suspensão das linhas de crédito rurais a não aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025.

 

De acordo com a Secretaria, houve aumento nos gastos “devido à forte elevação dos índices econômicos". A FPA aponta aumento na taxa Selic, de 10,50% em julho de 2024 para 13,25% em janeiro de 2025, que teria sido impulsionada pela “falta de responsabilidade fiscal do governo e desvalorização da moeda”.

 

Aumento de preços

Um dos impactos que já estão sendo sentidos pela população é o aumento no preço dos ovos e das carnes. No caso do ovo, a alta foi de 40% em fevereiro e o preço do produto chegou ao mais alto dos últimos 22 meses.

 

Com a suspensão das linhas de crédito, esse aumento pode ser ainda maior. “Itens da cesta básica, como proteínas e ovos, têm seus custos de produção diretamente afetados, já que as rações utilizadas são produzidas a partir de grãos, culturas impactadas pela falta de recurso”, aponta a FPA.

 

Também registraram aumentos de preços, além dos ovos e das carnes, produtos como café, combustíveis, azeite, itens de hortifruti, como algumas frutas e legumes, bebidas, arroz, leite e seus derivados.

 

Clique AQUI e receba notícias diretamente no seu WhatsApp!


POLÍCIA

Motorista é preso com mais de 200 kg de drogas em região de fronteira em MT

Suspeito transportava mais de 200 kg de drogas, entre supermaconha, pasta base e cloridrato de cocaína, em veículo abordado na zona rural de Porto Esperidião.


POLÍTICAS SOCIAIS

“Não podemos apenas recolher corpos”, diz promotora sobre combate a feminicídios

Audiência pública cobra mais ações contra feminicídios em Mato Grosso.


OPORTUNIDADES

Renda extra e presença online: Sebrae capacita empreendedores em cursos gratuitos

Capacitações gratuitas são voltadas a quem deseja ampliar oportunidades de ganhos e fortalecer a atuação no mercado digital.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.