O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), informa que está monitorando a situação de um garimpo na cidade de Pontes e Lacerda. A secretaria foi informada pelas autoridades locais da crescente chegada de garimpeiros na região, em busca de ouro.
O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) também está atento à situação, para preservar a ordem pública e prevenir qualquer conflito na região, localizada na divisa com a Bolívia. No entanto, até o momento não foi registrado nenhum crime transfronteiriço que exija a atuação do Gefron no local.
O governo informa ainda que outras secretarias devem acompanhar a situação e atuar no caso.
GARIMPO
A área está localizada na Serra de Monte Cristo, a trinta quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda. Não se tem conhecimento de quem seja o detentor dos direitos de exploração do ouro. Sabe-se, entretanto, que centenas de pessoas estão vinte quatro horas prospectando a área em busca do rico minério.
Há muitas especulações sobre a quantidade de ouro já retirado do local. Isso acaba aumentado a curiosidade e atraindo ainda mais gente, muitos sem qualquer experiência no serviço de garimpagem.
O local lembra muito Serra Pelada que representou na década de 1980 o maior ponto de exploração a céu aberto do mundo, no sul do Pará.
A estrada que leva ao garimpo está em boas condições e é percorrida por caminhões, caminhonetes, motos e até bicicletas. O valor médio do táxi chega a R$ 120. Ao menos 23 taxistas realizam cinco corridas diárias. Isso mostra que pessoas de todas as classes sociais estão se aventurando em busca de ouro.
Homens, mulheres e crianças chegam a dormir na serra, já que os trabalhos de garimpagem não param mesmo durante a madrugada. Geradores garantem iluminação na área.
Foto: Reprodução
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.
O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...
Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.