logo

ALERTA AO CONSUMIDOR

Governo proíbe venda de oito marcas de azeite; veja quais

Autoridades sanitárias determinaram recolhimento dos lotes.


Por Redação com Agencia Brasil

img

Foto: freepik

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, nesta sexta-feira (6), um alerta para o risco que a ingestão de oito marcas de azeite de oliva já desclassificadas por fraude representa para a saúde dos consumidores.

 

As autoridades sanitárias determinaram o recolhimento dos lotes considerados impróprios para o consumo humano depois que técnicos do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária identificaram a presença de outros óleos vegetais misturados ao azeite.

 

“As análises confirmaram que os produtos não atendem aos requisitos da Instrução Normativa nº 01/2012, que estabelece os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva”, informou o ministério.

 

A pasta alerta que a comercialização dos lotes desclassificados configura uma infração grave e que os estabelecimentos que mantiverem os itens à venda podem ser responsabilizados.

 

Caso algum consumidor tenha adquirido um dos produtos desclassificados, a orientação ministerial é que não o utilize e procure o estabelecimento onde o adquiriu a fim de pedir sua substituição, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

 

Denúncias sobre a comercialização desses produtos podem ser feitas pelo canal oficial Fala.BR, informando o nome e o endereço do local de venda.

 

O ministério ainda destaca que a comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que mantiverem os itens à venda podem ser responsabilizados.

 

Aos consumidores que tenham adquirido os produtos listados, a orientação é de que interrompam o uso imediatamente e solicitem a substituição.

 

 

Confira, a seguir, a lista das marcas desclassificadas:


POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Caravana científica leva astronomia a estudantes e à comunidade de Indiavaí

A atividade foi realizada nesta terça-feira, 17 de junho, no Ginásio Poliesportivo Oscar da Silva Neto.


ÁREA SOCIAL

Prefeitura de Lambari d’Oeste anuncia construção do CRAS e CREAS no município

As futuras unidades irão ampliar os atendimentos na área social, oferecendo suporte, orientação e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade.


EDUCAÇÃO

MEC publica edital do concurso unificado para professores

Exame será aplicado em 26 de outubro em todo o país. As inscrições vão de 14 a 25 de julho.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.