logo

Atualidades

Governo propõe pagar 7,36% da RGA sem retroativos; servidores analisam


Por GILSON NASSER - Folhamax

img

O Governo do Estado apresentou uma nova proposta para pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) ao Fórum Sindical a fim de encerrar a greve dos servidores pública que já dura quase um mês em Mato Grosso. A proposta prevê o pagamento de 7,36% de forma parcelada, porém sem o retroativo ao mês de maio deste ano. 

Os sindicalistas devem apresentar uma posição sobre a proposta até a manhã desta terça-feira, antes da sessão extraordinária convocada para apreciar em segunda votação a proposta anterior do Governo. A primeira proposta prevê o pagamento de 6% da RGA em três parcelas de 2% cada, mas com o retroativo as perdas de maio deste ano. A complementação dos 5,28% está condicionada ao limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em gastos com pessoal, que é 49% da arrecadação do Estado.

Responsável por apresentar a proposta aos servidores públicos, o líder do Governo, deputado Wilson Santos (PSDB), explicou que o executivo chegou “ao limite” com a nova proposta. ”Se não aceitarem esta nova proposta, vamos votar a que foi aprovada em 1ª votação hoje de manhã”, disse o tucano aos sindicalistas. 

Wilson afirmou que, a princípio, a nova proposta pode representar perdas aos servidores, pois exclui o pagamento retroativo da RGA. No entanto, ele vê vantagens com o passar do tempo. 

“Vocês estarão trocando retroativo por 1,36% a ser incorporado definitivamente. Vocês vão perder dinheiro a princípio, mas a partir do 5º, 6º, 7º mês terão uma remuneração. E esse percentual estará incorporado ao salário, valerá para cálculo do próximo RGA e também da aposentadoria”

DISCUSSÃO

O clima na reunião entre sindicalistas e o Governo foi de extrema tensão. Os representantes dos servidores estavam agitados e cobrando, principalmente o líder do Governo, pelo cumprimento integral da recomposição salarial, que é de 11,28%.

Em determinado momento, o tucano passou a responder um líder sindical, o que gerou forte discussão. Palavras de baixo calão de ambos os lados foram ouvidas. Foi necessária a intervenção de outros líderes sindicais e deputados presentes na reunião para acalmar os ânimos.


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.