logo

Atualidades

Governo vai investir no desenvolvimento dos municípios


Por DURCY ARÉVALO Assessoria/Vice-Governador

O governador em exercício Carlos Fávaro, afirmou que Mato Grosso tem compromisso com o desenvolvimento sustentável, durante a abertura do 1º Workshop do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS), no Hotel Fazenda em Cuiabá, nesta segunda-feira (11.05). O encontro é realizado pelo Governo e pelo comitê gestor do programa e segue até a quarta-feira (13). 


O objetivo é auxiliar os municípios na construção de um planejamento estratégico para cumprir metas e melhorar o entendimento sobre a descentralização e as complexidades do novo código florestal. 


Fávaro destacou que o evento tem que se tornar um marco para a regularização fundiária e que Mato Grosso precisa resgatar a economia exaurida de alguns municípios, por meio do investimento em pequenas propriedades. “Nós temos muito orgulho da nossa principal atividade, mas precisamos, como diz o governador Pedro Taques, resgatar os municípios com a economia exaurida. Não existe um estado sustentável se não buscarmos a pequena propriedade também como atividade econômica”, observou. 


O secretário de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, destacou a relevância desse momento que, por determinação do governador Pedro Taques reuniu pela primeira vez todas as entidades envolvidas no processo de regularização fundiária no Estado. Estiveram presentes o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Terra Legal, a Associação dos Notórios e Registradores de Mato Grosso (Anoreg) o Poder Judiciário e Governo do Estado. 


Segundo Moura, isso possibilitará um trabalho em prol da regularização fundiária. “Esse é talvez o maior passo que nós vamos dar dentro do Programa dos Municípios Sustentáveis”. Em paralelo, disse o secretário, o Governo vai trabalhar na descentralização da Secretaria de Meio Ambiente e acelerar as regularizações ambientais. “Vamos trabalhar as cadeias produtivas”, afirmou. 


Participaram ainda da abertura do workshop o deputado Dilmar Dal'Bosco, presidente da Comissão de Meio Ambiente da AL, o secretário de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista, a secretaria de Meio Ambiente, Ana Peterlini, representantes do Instituo de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), e do Instituto Centro de Vida (ICV).

 


DECISÃO JUDICIAL

Hospital Regional de Cáceres é condenado a pagar indenização por erro médico

Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.


COOPERATIVISMO

O papel das cooperativas nos desafios globais

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...


TRANSFERÊNCIA

Delegado é transferido de Araputanga para a Regional de Rondonópolis

Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.