logo

Atualidades

Governo vai investir no desenvolvimento dos municípios


Por DURCY ARÉVALO Assessoria/Vice-Governador

O governador em exercício Carlos Fávaro, afirmou que Mato Grosso tem compromisso com o desenvolvimento sustentável, durante a abertura do 1º Workshop do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS), no Hotel Fazenda em Cuiabá, nesta segunda-feira (11.05). O encontro é realizado pelo Governo e pelo comitê gestor do programa e segue até a quarta-feira (13). 


O objetivo é auxiliar os municípios na construção de um planejamento estratégico para cumprir metas e melhorar o entendimento sobre a descentralização e as complexidades do novo código florestal. 


Fávaro destacou que o evento tem que se tornar um marco para a regularização fundiária e que Mato Grosso precisa resgatar a economia exaurida de alguns municípios, por meio do investimento em pequenas propriedades. “Nós temos muito orgulho da nossa principal atividade, mas precisamos, como diz o governador Pedro Taques, resgatar os municípios com a economia exaurida. Não existe um estado sustentável se não buscarmos a pequena propriedade também como atividade econômica”, observou. 


O secretário de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, destacou a relevância desse momento que, por determinação do governador Pedro Taques reuniu pela primeira vez todas as entidades envolvidas no processo de regularização fundiária no Estado. Estiveram presentes o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Terra Legal, a Associação dos Notórios e Registradores de Mato Grosso (Anoreg) o Poder Judiciário e Governo do Estado. 


Segundo Moura, isso possibilitará um trabalho em prol da regularização fundiária. “Esse é talvez o maior passo que nós vamos dar dentro do Programa dos Municípios Sustentáveis”. Em paralelo, disse o secretário, o Governo vai trabalhar na descentralização da Secretaria de Meio Ambiente e acelerar as regularizações ambientais. “Vamos trabalhar as cadeias produtivas”, afirmou. 


Participaram ainda da abertura do workshop o deputado Dilmar Dal'Bosco, presidente da Comissão de Meio Ambiente da AL, o secretário de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista, a secretaria de Meio Ambiente, Ana Peterlini, representantes do Instituo de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), e do Instituto Centro de Vida (ICV).

 


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.