logo

Atualidades

Governo vai investir no desenvolvimento dos municípios


Por DURCY ARÉVALO Assessoria/Vice-Governador

O governador em exercício Carlos Fávaro, afirmou que Mato Grosso tem compromisso com o desenvolvimento sustentável, durante a abertura do 1º Workshop do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS), no Hotel Fazenda em Cuiabá, nesta segunda-feira (11.05). O encontro é realizado pelo Governo e pelo comitê gestor do programa e segue até a quarta-feira (13). 


O objetivo é auxiliar os municípios na construção de um planejamento estratégico para cumprir metas e melhorar o entendimento sobre a descentralização e as complexidades do novo código florestal. 


Fávaro destacou que o evento tem que se tornar um marco para a regularização fundiária e que Mato Grosso precisa resgatar a economia exaurida de alguns municípios, por meio do investimento em pequenas propriedades. “Nós temos muito orgulho da nossa principal atividade, mas precisamos, como diz o governador Pedro Taques, resgatar os municípios com a economia exaurida. Não existe um estado sustentável se não buscarmos a pequena propriedade também como atividade econômica”, observou. 


O secretário de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, destacou a relevância desse momento que, por determinação do governador Pedro Taques reuniu pela primeira vez todas as entidades envolvidas no processo de regularização fundiária no Estado. Estiveram presentes o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Terra Legal, a Associação dos Notórios e Registradores de Mato Grosso (Anoreg) o Poder Judiciário e Governo do Estado. 


Segundo Moura, isso possibilitará um trabalho em prol da regularização fundiária. “Esse é talvez o maior passo que nós vamos dar dentro do Programa dos Municípios Sustentáveis”. Em paralelo, disse o secretário, o Governo vai trabalhar na descentralização da Secretaria de Meio Ambiente e acelerar as regularizações ambientais. “Vamos trabalhar as cadeias produtivas”, afirmou. 


Participaram ainda da abertura do workshop o deputado Dilmar Dal'Bosco, presidente da Comissão de Meio Ambiente da AL, o secretário de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista, a secretaria de Meio Ambiente, Ana Peterlini, representantes do Instituo de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), e do Instituto Centro de Vida (ICV).

 


JUSTIÇA

Vice-prefeita de Jauru permanecerá no cargo até o julgamento da revisão criminal de sua condenação

A vice-prefeita de Jauru, Enércia Monteiro (PSB), obteve uma decisão liminar que lhe permite continuar no cargo até a análise final de uma Ação Revisional apresentada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O pedido tramita no Gabinete da 2ª Turma e busca reavaliar a condenação que resultou na perda de seu mandato. A condenação, proferida nos autos da Ação...


CULTURA E LAZER

15º Feiarte e Fest Praia movimenta Reserva do Cabaçal neste fim de semana

Evento reúne grandes shows e torneio esportivo no Balneário Paraíso nesta sexta-feira, sábado e domingo.


ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.