logo

Atualidades

Homem altera sistema de caixa e desvia mais de um milhão de cooperativa de crédito em Mato Grosso


Por odocumento

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Judiciária Civil, indiciou um homem acusado de desviar mais de  R$ 1 milhão, de uma cooperativa de crédito do Estado de Mato Grosso. O suspeito, Emerson Dias Cardoso, 38, foi preso na semana passada, pelo 3º Batalhão da Polícia Militar, e indiciado no crime de estelionato pela Polícia Civil.   Ele também teve um mandado de prisão cumprido pelo crime de estelionato, praticado no Distrito Federal.  


A prisão do suspeito ocorreu no bairro Jardim Umuarama, com informações repassadas pelo GCCO, da presença dele na Capital para visitar parentes. "Ele conseguia entrar no sistema do caixa eletrônico e alterava a gaveta de  2 reais para soltar notas 100", explicou o delegado do GCCO, Diogo Santana Souza.   


As investigações da Polícia Civil iniciaram no ano de 2014, quando o gerente do banco identificou o desvio milionário e procurou o GCCO para apurar o caso. Segundo as investigações, o primeiro desvio de dinheiro ocorreu em uma agência da cidade de Paranatinga e os demais em Cuiabá e Várzea Grande. O suspeito Emerson foi apontado como autor das fraudes nas investigações em Mato Grosso.  


Durante troca de informações com a Polícia Civil do Distrito Federal, o GCCO descobriu que Emerson é um dos maiores estelionatários do Brasil e estava com mandado de prisão aberto por aplicar golpes em Brasília, na mesma modalidade.  


Segundo as investigações em Mato Grosso, Emerson e comparsas de Brasília vieram para o Estado para fraudar agências com ajuda de  funcionários, que estão sendo investigados.  


A Polícia Civil apurou, que Emerson entrava na agência e começava a falar ao celular com um possível comparsa, do lado de fora. Depois de  meia hora, Emerson conseguia alterar as gavetas das cédulas de 2 reais para cédulas de 100 reais, com isso  fazia um saque de 20 reais, mas na verdade ele sacava 2 mil, pois as gavetas já estavam alteradas. Em apenas um dia, o suspeito conseguiu sacar 100 mil. 


Conforme as investigações, o golpista tinha senha de acesso ao sistema do banco e usava para alterar as gavetas dos terminais dos caixas eletrônicos.  


Emerson foi ouvido nos crimes que cometeu em Mato Grosso e aguarda, recolhido na Penitenciária Centra do Estado (PCE), transferência para o Distrito Federal, onde já responde processo na Justiça.  


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.