logo

“ABANDONO”

Hospital Júlio Müller diz que paciente foi deixado em estacionamento por técnica de Araputanga

Em nota, hospital responde acusações feitas por secretário de Saúde e esclarece sobre tratamento do paciente


Por Redação Popular Online

img

Paciente deitado em papelão. (Foto: Reprodução)

O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) de Cuiabá respondeu as acusações feitas pelo secretário Municipal de Saúde de Araputanga, Hudson Cunha Ramos, ao emitir nota, através da assessoria de comunicação da unidade hospitalar, esclarecendo o fato, que resultou no abandono de um paciente do município.

Conforme as informações divulgadas, a assessoria de comunicação esclareceu que o paciente foi deixado no estacionamento do Hospital Júlio Müller por uma técnica em enfermagem de Araputanga que o acompanhou, uma vez que o enfermo se encontrava em situação de extrema vulnerabilidade social.

De acordo com a nota, a fotografia, amplamente divulgada em redes sociais e pela imprensa regional, “foi tirada na área do estacionamento do hospital ao lado do Ambulatório de Infectologia, onde o paciente foi deixado sozinho, aguardando seu retorno ao município”, a acompanhante teria saído para almoçar.

Segundo a assessoria, no dia do ocorrido, 1º de dezembro, o paciente teria uma consulta agendada no hospital, sendo necessário ser remarcada uma nova data, o que não foi possível porque a unidade hospitalar não conseguiu contacto com ele ou com familiares no telefone informado.

A acusação de que o hospital teria abandonado o enfermo foi feita pelo secretário de saúde de Araputanga, Hudson Cunha, através de áudio enviado em um grupo de mensagens instantâneas — WhatsApp, após a circulação da imagem de um paciente deitado no chão em um papelão.

Conforme a Lei Municipal n.º 1.554/2022, a Técnica de Enfermagem recebe R$ 300 (trezentos reais) da Prefeitura de Araputanga, para acompanhamento de paciente ao município de Cuiabá.


NOTA A IMPRENSA:

“A respeito da solicitação de informações sobre a situação do paciente que aparece na foto da reportagem (nome não mencionado para preservar sua privacidade), o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), esclarece que este senhor vem em acompanhamento neste hospital no ambulatório de infectologia, inclusive com internação prévia para diagnóstico e tratamento de sua condição, e que por ter sido também diagnosticado com câncer, foi encaminhado para o Hospital de referência para tratamento oncológico em Cuiabá, especialidade que o HUJM não está habilitado.

Que o problema que motiva o seguimento deste senhor no HUJM está sob controle, só fazendo agora consultas de acompanhamento, com retorno agendado para o dia 15/02/2023, seguido pela mesma equipe médica que o atendeu no momento inicial do diagnóstico.

Acontece que o paciente foi novamente regulado para o ambulatório de infectologia como se fosse uma nova primeira consulta, com este novo agendamento feito para uma equipe diferente da que já faz o seu acompanhamento. Esta nova primeira consulta foi agendada para o dia 01/12/2022 à tarde e, infelizmente, as consultas deste dia precisaram ser remarcadas. Esta remarcação foi feita pelo setor do hospital que faz esse tipo de atendimento, mas este paciente não foi remarcado porque não foi possível contacto com ele ou com familiares no telefone informado.

Trata-se de paciente em situação de extrema vulnerabilidade social. Quando internado, permaneceu por 11 dias no HUJM, em atenção às suas necessidades.

A foto foi tirada quando o paciente ficou sozinho na área do estacionamento do hospital, ao lado do Ambulatório de Infectologia, aguardando, para seu retorno ao Município, as pessoas que o acompanhavam e que haviam saído para almoço”.


ESCONDEU NA BOLSA

Vereadora de Vale de São Domingos é presa após ser flagrada furtando roupas em Pontes e Lacerda; vídeo

A parlamentar foi eleita pelo partido do atual prefeito nas eleições municipais do ano passado.


ESCÂNDALO

TCE suspende contrato de R$ 109 milhões de Consórcio com empresa suspeita de favorecimento

Integram o consórcio os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia e outros 11 da região.


JUSTIÇA ELEITORAL

Unidade móvel da Justiça Eleitoral em MT atenderá eleitores de Cáceres e Mirassol d’Oeste

O atendimento começou por Cuiabá e Várzea Grande e seguirá até o dia 22 de julho.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.