logo

Atualidades

Justiça condena Airton Rondina a devolver dinheiro desviado da Prefeitura de Araputanga


A Justiça de Mato Grosso determinou que o ex-prefeito e deputado estadual (PSD-MT), Airton Rondina Luiz (Português) e Joel Marins de Carvalho devolvam R$ 127.033,05 (Cento e vinte e sete mil, trinta e três reais e cinco centavos) à prefeitura de Araputanga desviados durante obra de reforma de um Mini-estádio.

 “Ainda quando o senhor Airton Rondina era prefeito foi executada uma obra para reforma do Mini-estádio e depois do procedimento licitatório contratou-se uma empresa e ficou apurado, que embora tenha sido repassado o dinheiro para a empresa, quem na verdade fez toda a reforma foi o próprio Poder Público Municipal, pois fora utilizada mão de obra e maquinário da própria Prefeitura”, informou o Promotor de Justiça da Comarca de Araputanga.

Doutor Luiz Fernando Rossi Pipino informou ainda que, em 2005, a Procuradoria Geral da União encaminhou um relatório para o Ministério Público e depois das investigações deflagrou a Ação Civil Pública para reparar o dano causado ao erário público. “O Poder Judiciário acolheu os argumentos do Ministério Público, entendendo que haviam provas suficientes e condenou o senhor Airton Rondina e o ex-secretário de obras Joel Marins de Carvalho a devolverem os recursos ao cofre público”, disse.

O Promotor ressaltou que o má uso dos recursos públicos configura improbidade administrativa, cujo ato foi prescrito uma vez que se passaram cinco anos do encerramento do mandato eletivo, não sendo os réus condenados a perda de direitos políticos. “Mas o que é imprescritível por força de Lei é o dever de restituição e reparação do dano ao erário”, afirmou.

OUÇA O AUDIO DA MATÉRIA{play}images/audios/mini_estadio.mp3{/play}

MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.