A vice-prefeita de Jauru, Enércia Monteiro (PSB), teve a perda de seu mandato eletivo declarada após o trânsito em julgado de uma condenação criminal, conforme comunicado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Jauru e despacho da 41ª Zona Eleitoral de Araputanga.
De acordo com o Ofício nº 84/2025-MPE-MT-PJJ, assinado pelo promotor Eduardo Antônio Ferreira Zaque, nesta quarta-feira, 29 de outubro, Enércia foi condenada com base no artigo 268 do Código Penal a uma pena privativa de liberdade, posteriormente substituída por restritiva de direitos. Apesar da substituição, a condenação definitiva implica automaticamente a suspensão dos direitos políticos, conforme o artigo 15, inciso III, da Constituição Federal.
A sentença transitou em julgado, o que significa que não cabe mais recurso.
O juiz eleitoral Dimitri Teixeira Moreira dos Santos determinou o encaminhamento do ofício à Câmara Municipal de Jauru para que o Legislativo adote as providências cabíveis, incluindo a declaração formal da extinção do mandato da vice-prefeita. A decisão segue entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o qual, uma vez comunicada a condenação definitiva, cabe ao presidente da Câmara apenas declarar a perda do mandato.
Contactado pela redação do Popular Online, o presidente da Câmara, Pedro Ferreira (Republicanos), informou que a notificação recebida pelo Poder Legislativo será apresentada durante a sessão da noite desta quarta-feira, 29 de outubro, conforme determinação da Justiça.
• Justiça condena vice-prefeita de Jauru a pena de detenção e multa
• Polícia Federal investiga suspeita de desvio de R$ 1,1 milhão da Educação em Jauru
Com a decisão judicial, caberá à Câmara Municipal declarar a extinção do mandato de Enércia Monteiro (PSB).
A aplicação do plano é estruturada em quatro etapas principais.
A iniciativa abrange as emissões apuradas em 2024 e as projetadas para 2025, considerando as sedes administrativas e agências em todo o Brasil, reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.