A vice-prefeita de Jauru, Enércia Monteiro (PSB), teve a perda de seu mandato eletivo declarada após o trânsito em julgado de uma condenação criminal, conforme comunicado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Jauru e despacho da 41ª Zona Eleitoral de Araputanga.
De acordo com o Ofício nº 84/2025-MPE-MT-PJJ, assinado pelo promotor Eduardo Antônio Ferreira Zaque, nesta quarta-feira, 29 de outubro, Enércia foi condenada com base no artigo 268 do Código Penal a uma pena privativa de liberdade, posteriormente substituída por restritiva de direitos. Apesar da substituição, a condenação definitiva implica automaticamente a suspensão dos direitos políticos, conforme o artigo 15, inciso III, da Constituição Federal.
A sentença transitou em julgado, o que significa que não cabe mais recurso.
O juiz eleitoral Dimitri Teixeira Moreira dos Santos determinou o encaminhamento do ofício à Câmara Municipal de Jauru para que o Legislativo adote as providências cabíveis, incluindo a declaração formal da extinção do mandato da vice-prefeita. A decisão segue entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o qual, uma vez comunicada a condenação definitiva, cabe ao presidente da Câmara apenas declarar a perda do mandato.
Contactado pela redação do Popular Online, o presidente da Câmara, Pedro Ferreira (Republicanos), informou que a notificação recebida pelo Poder Legislativo será apresentada durante a sessão da noite desta quarta-feira, 29 de outubro, conforme determinação da Justiça.
• Justiça condena vice-prefeita de Jauru a pena de detenção e multa
• Polícia Federal investiga suspeita de desvio de R$ 1,1 milhão da Educação em Jauru
Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...
Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias
Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.