logo

CADASTRO BIOMÉTRICO

Justiça Eleitoral Móvel atenderá moradores de Salto do Céu e de Rio Branco

Atendimentos começarão nesta quarta-feira (13), em Salto do Céu, e seguirão para Rio Branco, nos dias 14 e 15.


Por Nara Assis | TRE-MT

img

Imagem ilustrativa. (Foto: TRE-MT)

A unidade móvel da Justiça Eleitoral de Mato Grosso estará nos municípios de Salto do Céu e de Rio Branco, nesta semana, para ampliar o cadastro biométrico na região e oferecer outros serviços eleitorais. O mutirão começará nesta quarta-feira (13), em Salto do Céu, das 8h30 às 14h30, na sede da Secretaria de Assistência Social do município, na Avenida Pedro Pedrossian, s/n, esquina com a rua Columbia.

 

Depois, o ônibus do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) seguirá para Rio Branco, onde os atendimentos ocorrerão nos dias 14 e 15 de agosto, também das 8h30 às 14h30. O local será o Centro de Eventos da cidade.

 

Os mutirões são uma oportunidade a mais para o eleitorado realizar o cadastro biométrico, que é um mecanismo de reforço da segurança do voto. Em Salto do Céu, do total de 2.993 pessoas aptas ao voto, 2.481, ou seja, 82,89% já cadastraram a biometria. Já em Rio Branco, do total de 3.864 eleitores e eleitoras aptos ao voto, 3.054, isto é, 79,04% fizeram o cadastro biométrico. Ao todo, os dois municípios somam 6.857 pessoas aptas ao voto.

 

Além da biometria, a Justiça Eleitoral irá disponibilizar outros serviços, como alistamento (confecção do 1º título), transferência de domicílio eleitoral, revisão, emissão de guias para pagamento de multas, entre outros. Para fazer a biometria, basta apresentar um documento oficial com foto. Já para transferir domicílio eleitoral, é preciso, além do documento pessoal, apresentar comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que forem tirar o primeiro título também devem levar o comprovante de quitação militar.  

 

O ônibus é equipado com ar-condicionado, estações de atendimento com mesas e cadeiras, para assegurar conforto à população, e kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para aqueles e aquelas com mobilidade reduzida, é possível que o atendimento seja realizado do lado de fora do ônibus, em uma estrutura montada, visando garantir a acessibilidade.

 

Leia também: Prefeito destaca investimentos e celebra avanços na educação de Mirassol d’Oeste


POLÍCIA

Fazendeiro é sequestrado e obrigado a transferir R$ 218 mil para criminosos em Cáceres

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...


NACIONAL

INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias


PREFERÊNCIA POPULAR

Evento “Melhores do Ano” será realizado em 14 de março em Araputanga e contará com presença de Ivy Moraes, ex-BBB

Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.