logo

MATO GROSSO

Lambari d'Oeste está entre os finalistas da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras

Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.


Por Redação

img

Lambari d'Oeste. (Foto: Prefeitura Municipal)

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) anunciou, nesta quinta-feira (28), os municípios classificados como finalistas da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras.

 

Na Categoria A, entre os finalistas estão Lambari d'Oeste, Barão de Melgaço e Castanheira.

 

A premiação é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso que reconhece municípios com projetos inovadores e sustentáveis. A seleção foi realizada a partir de entrevistas e da verificação das informações, conduzida por uma banca composta por representantes das instituições que integram o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (CECTI), juntamente com a equipe técnica do Parque Tecnológico.

 

Os finalistas concorrem a prêmios como uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, que possibilitará ao município vencedor contar com o apoio de um pesquisador consultor técnico para auxiliar na execução do projeto por até 12 meses.

 

As cidades também poderão receber uma imersão nacional presencial no Smart City Week Curitiba e uma imersão internacional presencial no Smart City Week Barcelona, na Espanha — ambas referências globais em inovação.

 

Além disso, os vencedores terão seus projetos divulgados nacional e internacionalmente em materiais e mídias digitais e impressas das instituições promotoras e apoiadoras do prêmio.

 

Na Categoria B, foram classificados os municípios de Araputanga, Alto Araguaia, Chapada dos Guimarães, Cotriguaçu e Santo Antônio do Leverger. Já nas categorias C e D, estão Água Boa, Barra do Bugres, Campo Verde, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso e Tangará da Serra.

 

Os vencedores de cada categoria serão anunciados durante a cerimônia de reconhecimento, marcada para o dia 8 de setembro de 2025, em Cuiabá.

 

>>> Leia também — Municípios devem ficar atentos a visitas de agências temerárias, alerta AGERR Pantanal


ARAPUTANGA

Prefeitura decreta emergência em ETA após risco de rompimento estrutural e contaminação

Laudo técnico aponta risco iminente de colapso no floculador mecânico da Estação de Tratamento de Água (ETA)


PRÓ-GESTÃO

Previdência de Mirassol d’Oeste avança e é destaque em eficiência administrativa

Mirassol-Previ conquista certificação Pró-Gestão RPPS – Nível I.


ARTIGO DE OPINIÃO

Mulheres afastadas por violência doméstica terão renda garantida pelo INSS

Quando a violência doméstica obriga uma mulher a sair de casa, mudar de rotina ou se afastar do trabalho, a pergunta que surge não é jurídica, é concreta: como sobreviver sem renda? Durante anos, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) previu o afastamento do local de trabalho como medida protetiva, mas deixou lacunas sobre quem pagaria essa conta...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.