Livro sobre experiência de recuperação da voçoroca foi lançado na última quarta-feira (01) em Reserva do Cabaçal juntamente com a realização da 1ª reunião do Comitê do Cabaçal. Durante o dia, uma caravana formada por representantes da sociedade civil e poder público estiveram na cidade, conhecendo o trabalho que gerou 20 empregos verdes, foram formados seis técnicos rurais na recuperação de 12 nascentes em 12 hectares e a redução de aproximadamente 1,5 milhões de m3 de sedimentos e estimulado a criação de um viveiro de mudas no município.
As ações que deram origem ao Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal tiveram como ponto de partida quatro expedições à Bacia do Alto Paraguai, realizadas entre junho de 2004 e setembro de 2005, visando à análise da situação física, biológica, socioeconômica e à identificação de tendências de ocupação do espaço geográfico. “Nós com muita satisfação estamos dando continuidade porque vemos que o Meio-ambiente realmente tem que ser preservado”, disse o prefeito Jairo Manfroi (PMDB).
Manfroi destacou que Reserva do Cabaçal é a “Cidade das Águas”, mas se não houver uma preocupação de preservação por parte de todos poderá se transformar em “Cidade da Areia”. “Esperamos que toda comunidade abrace essa causa”, afirmou da importância de preservar as nascentes e rios existentes no município. “Hoje o próprio Estado de São Paulo está sofrendo com a falta de água”, disse.
O trabalho de recuperação da voçoroca foi iniciativa do Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal, com apoio da WWF-Brasil e outras instituições colaboradoras. “Agradecemos a WWF, todos os órgãos governamentais, vereadores, a população que está envolvida nesse projeto e conclamar a população de toda a região a integrar esse projeto”, disse o prefeito ao informar pessoas da região e Estado de Mato Grosso participaram da 1ª reunião do Comitê do Cabaçal. “Espero que muitas gente veja esse livro e conheça esse belo trabalho”, frisou.
Reserva do Cabaçal em Obras
Na oportunidade o prefeito municipal, Jairo Manfroi fez o lançamento de diversas obras que estão sendo construídas no município:
Início da obra de construção de uma nova escola ao lado da creche;
Lançamento da indústria de tratamento de eucalipto;
Portal de entrada da cidade;
Patrulha Mecanizada que será entregue aos pequenos produtores rurais;
Entrega de uma ambulância semi-UTI que será entregue a comunidade e várias outras obras.
O prefeito ressaltou que juntamente com a equipe de governo e com apoio da Câmara Municipal de vereadores vem trabalhando para melhoria da qualidade de vida da população reservense, incentivando também a instalação de novas empresas e indústrias no município para geração de empregos e renda.
Foto: Chrystian
Caso seja selecionada na etapa estadual, Maria Luiza poderá integrar a comitiva de jovens de todo o país que vivenciarão a rotina parlamentar no Senado Federal.
Por ser tratar de uma ação itinerante, o fluxo de análise dos processos é diferenciado.
“Nunca mais você verá seu filho”.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.