logo

Nacional

Lei em vigor no país proíbe que municípios brasileiros usem lixões


img


Desde o mês passado, todas as cidades do país estão proibidas de usar lixões e o prefeito que desobedecer a lei pode ser multado em até R$ 50 milhões.

Mais de 3,3 mil prefeituras ainda descartam a céu aberto, em terrenos sem qualquer tratamento para evitar a contaminação do solo. A lei sobre resíduos sólidos deu quatro anos para que os municípios substituíssem os lixões por aterros sanitários.

A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira informou que o prazo não será ampliado, mas a pressão dos prefeitos sobre o Congresso é muito grande, para que o prazo seja de seis a oito anos.

O Aterro Sanitário que vai atender os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D' Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos está sendo construído através do Consórcio Intermunicipal Complexo Nascentes do Pantanal.

Em decisão recente, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos foi multada ao pagamento de multa no valor de R$ 422 mil por descumprir Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, para resolver o problema do lixão exposto a céu aberto, nas proximidades da rodovia MT-175 na saída da cidade para Mirassol D´Oeste.

Em Araputanga apesar do lixão ser exposto a céu aberto e queimado em um terreno localizado distante da cidade crianças estão frequentando o local, acompanhados por mães que trabalham com coletas.

Ontem a tarde (03/09) visitamos o local e encontramos uma senhora acompanhada de uma adolescente e uma criança trabalhando. “E a primeira vez que trago ela porque a avó não pode ficar com ela”, disse a senhora que fazia coleta ao informar que a criança tem seis anos de idade.

A senhora, que não vamos divulgar o nome informou que é inscrita no Programa Bolsa Família, faz algum trabalho de diarista e  frequenta o lixão fazendo coleta. Segundo ela, consegue arrecadar mensalmente 300 reais.


SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.