O Governo de Mato Grosso aprovou uma lei que proíbe a venda e o uso não supervisionado de anticoncepcionais hormonais para evitar que cães e gatos entrem no cio. A lei entrou em vigor na última sexta-feira (15).
Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado (CRMV-MT), o objetivo da lei é prevenir o uso indiscriminado desses medicamentos, que podem causar graves problemas de saúde e sofrimento aos animais.
O médico veterinário e presidente do CRMV, Aruaque Lotufo de Oliveira, disse que a lei impõe restrições à venda desses produtos sem receita e reafirma que o uso desses remédios deve ser prescrito por um profissional da área.
Segundo ele, o uso inadequado dessa medicação pode gerar problemas tanto para o ser humano que está manipulando de forma incorreta, quanto para os pets.
"O indicado quando não se quer a reprodução de um pet, seja cão ou gato, é a realização da cirurgia de castração, que é muito mais segura e eficiente para o animal", disse.
O médico veterinário ainda explicou que esses medicamentos são considerados de alto risco e precisam ser manipulados com cautela, pois a pele humana pode absorvê-lo e causar problemas de saúde.
Já para os animais, pode gerar infecções, tumores no útero e na mama e até levar o animal a morte. Além disso, caso o pet já esteja com filhotes na barriga, podem ocorrer abortos.
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados
Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido
Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.