O Estado de Mato Grosso está fora da ‘lista negra’, criada pela Controladoria Geral da União (CGU), e que identificou 21 estados envolvidos em irregularidades com recursos federais, destinados durante a pandemia da covid-19 no Brasil.
O documento foi encaminhado para a CPI da covid-19 montada no Senado Federal e aponta um prejuízo estimado em R$ 164 milhões. O montante teria sido levantado em 53 operações entre março de 2020 e abril de 2021.
Estão na ficha suja os seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Além de Mato Grosso, estão fora: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Alagoas.
As irregularidades seriam, dentre outras coisas, dispensa irregular, acerto, acordo em licitações; sobrepreço; uso de empresas fantasmas; contratos em duplicidade, dentre outros.
Os novos agentes irão comandar as unidades policiais de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e outros 21 municípios do interior.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.