logo

Estadual

Mato Grosso tem a 2ª menor taxa de desempregados do país, diz IBGE


Por G1/MT

img



Empatado com Mato Grosso do Sul, o estado registrou taxa de desocupação de 7,3%. Dados são do IBGE e fazem referência ao quarto trimestre de 2017.

O estado de Mato Grosso, empatado com Mato Grosso do Sul, teve a segunda menor taxa de desempregados do país no quarto trimestre de 2017. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral divulgada nesta sexta-feira (23).

No período analisado, segundo o IBGE, os dois estados tiveram taxa de 7,3% de pessoas sem emprego. A menor taxa foi registrada no estado de Santa Catarina (6,3%).

Completam o ranking: Rondônia (7,6%), Rio Grande do Sul (8%) e Paraná (8,3%).

Em Mato Grosso, a taxa de desempregados foi maior entre as mulheres. São 9,6% para elas e 5,8% para eles.

Os jovens de 18 a 24 anos concentraram a maior porcentagem de pessoas sem emprego. No período analisado, 15,1% da população com essa idade estava desempregada. A menor taxa (2,4%) se refere aos adultos com mais de 60 anos.

No Brasil, faltava emprego para cerca de 26,4 milhões de brasileiros. Esse número representa os trabalhadores subutilizados no país, grupo que reúne pessoas que poderiam trabalhar, mas estão desocupadas, e aqueles que trabalham menos de 40 horas semanais.

Foto: Reprodução

EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido


BLACK FRIDAY E NATAL

Transações nas máquinas de cartões do Sicredi registram recorde

Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento


ELEIÇÕES 2026

Advogada cacerense é lançada como pré-candidata a deputada federal pelo Novo

O Partido Novo definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (04), que a advogada cacerense Débora Pacheco será a representante da sigla em Cáceres nas eleições de 2026 como pré-candidata a deputada federal. A decisão redireciona o projeto inicial, que previa uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, e passa a concentrar esforços na busca de votos em toda a região...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.