logo

EDUCAÇÃO

Ministério da Educação adia o Enem 2020

Medida foi tomada em função dos impactos da pandemia de Covid-19.


Por Agência Brasil - Brasília

img

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação decidiu adiar o Exame nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em função dos impacto da pandemia do novo coronavírus. “As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais“, diz nota conjunta do Mec e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


O cronograma inicial previa a aplicação do Enem 2020 impresso nos dias 1º e 8 de novembro. Já os participantes da versão digital, fariam a prova nos dias 11 e 18 de outubro. mais de 3,5 milhões de candidatos se inscraveram para o exame.


Para definir a nova data, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.


Mais cedo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelas redes sociais, o já falou sobre um possível adiamento do Enem. Em sua conta no Twitter, ele informou que a decisão ocorre “diante dos recentes acontecimentos no Congresso” e após conversas com líderes do centrão.


A Câmara dos Deputados está pautada para votar hoje requerimento de urgência para a votação do projeto de lei (PL) 2623/2020, que adia o Enem enquanto durarem as medidas sanitárias emergenciais decorrentes da pandemia do novo coronavírus, mas com o adiamento anunciado pelo próprio MEC, há a possibilidade de a pauta ser derrubada.


Justiça

A realização do Enem também foi alvo de questionamentos judiciais. Nesta segunda-feira (18) a Defensoria Pública da União (DPU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região pedindo que a decisão de manter o exame durante a pandemia do novo coronavírus seja revista. Em abril, o órgão conseguiu uma liminar favorável ao adiamento das datas da prova, mas a medida foi derrubada pelo desembargador Antônio Cedenho atendendo a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).


RELIGIÃO

Jauru espera milhares de fiéis para beatificação do padre Nazareno neste sábado

Cerimônia marca reconhecimento do primeiro beato de Mato Grosso


INCLUSÃO SOCIAL

Lei cria linha de crédito para energia solar a famílias de baixa renda e MEIs em Mato Grosso

Nova legislação busca ampliar o acesso à energia limpa, reduzir gastos com eletricidade e incentivar o desenvolvimento sustentável no Estado


POLÍTICA

Castro diz que Mauro estava em jantar pago por Daniel Vorcaro em NY; ex-governador nega

Mauro diz que participou de agenda institucional nos Estados Unidos e que todas as despesas da viagem foram custeadas com recursos próprios

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.