logo

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Ministério Público de Mato Grosso adere campanha virtual para romper silêncio da violência sexual

A iniciativa #AgoraVcSabe conta com a força do coletivo para quebrar o silêncio


Por Assessoria | MPMT

img

ilustração

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, aderiu à campanha virtual #AgoraVcSabe, um levante que vai romper o silêncio da violência sexual contra crianças e adolescentes. A campanha é uma iniciativa do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) que integra o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). 


De acordo com dados divulgados pelo Instituto Liberta, 60,6% de todos os estupros registrados no Brasil em 2020 foram contra meninas de menos de 13 anos, o que representa quatro meninas estupradas por hora; mais de 21 mil meninas entre 10 e 14 anos engravidam por ano no Brasil; seis entre dez mães adolescentes não estudam nem trabalham; de quatro a oito anos é a idade da maior parte dos meninos vítimas dessa violência; 86% das violências são praticadas por conhecidos; 67% dos casos acontecem dentro das residências; e existem 3.651 pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais. 


O levante virtual tem como objetivo fazer um grande barulho, mostrando o tamanho desta violência, e que ela atinge a todos para, a partir da visibilidade do problema, pressionar por políticas públicas. “Publicizar essa violência, que afeta uma estimativa de no mínimo 10% da população brasileira, é passo fundamental para a construção de políticas públicas. Vem com a gente nesse movimento?”, propõe a campanha. 


A iniciativa #AgoraVcSabe conta com a força do coletivo para quebrar o silêncio. O convite é para que as pessoas acessem o site agoravocesabe.com.br, entendam o que é ser vítima de violência sexual e, se tiverem sido vítimas, gravem o vídeo com as frases padronizadas na plataforma. Os vídeos serão publicados todos juntos, na passeata em 18 de maio, e sem qualquer nome que identifique seus autores. 


A plataforma manterá os vídeos salvos com segurança e no dia 18 de maio sua voz e imagem sairão na passeata, juntamente com muitas outras. Você nunca estará sozinha (o) na tela. Acesse www.agoravcsabe.com.br e saiba mais sobre a campanha que pretende mobilizar milhares de depoimentos para uma passeata digital dia #18deMaio. 


Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.