logo

INTERIORIZAÇÃO

Ministério Público de Mato Grosso apresenta projeto Água Para o Futuro ao Município de Araputanga


Por por ANA LUÍZA ANACHE

img

MPMT

O Ministério Público de Mato Grosso apresentou o projeto Água Para o Futuro a representantes do Poder Executivo de Araputanga (a 345km de Cuiabá), na segunda-feira (8), com objetivo de expandir a interiorização da iniciativa no Estado e implantar o projeto no Município. A reunião virtual foi articulada pelo promotor de Justiça da comarca, Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, e contou com a presença do prefeito Enílson de Araújo Rios, do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural, Willie Douglas Martes Ferreira, e do coordenador do Água Para o Futuro, promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, além de integrantes da equipe técnica.


O MPMT demonstrou os principais resultados alcançados pelo Água para o Futuro em Cuiabá e em outros municípios do Estado, bem como as etapas necessárias para a implantação do projeto em Araputanga. Também apresentou o mapeamento remoto já realizado das possíveis nascentes no município, que conta com 2.413 pontos para prospecção, sendo oito deles inseridos no perímetro urbano. Segundo o promotor de Justiça Emanuel Filartiga, os representantes do Município estão mobilizados e demonstraram interesse na implantação do projeto.


Conforme o coordenador técnico-científico do projeto, Abílio José Ferraz de Moraes, Araputanga está inserida nas cabeceiras de importantes rios da bacia hidrográfica do Paraguai, daí a grande quantidade de nascentes e a consequente relevância ecológica da região. Em levantamento preliminar, a equipe do Água Para o Futuro apontou que existem muitas nascentes degradadas e que devem ser recuperadas. “Em uma rápida análise de imagens de satélite, foi possível verificar que várias nascentes encontram-se degradadas por conta de desmatamento, represamento e formação de processos erosivos”, disse o biólogo André Pansonato, técnico do projeto.


O promotor de Justiça Marcelo Vacchiano lembrou que a interiorização do projeto é uma das iniciativas estratégicas previstas no Planejamento Estratégico Institucional (PEI) para o quadriênio 2020-2023. “A implantação do projeto deve ser fruto de uma articulação local e pode ser adaptada à realidade de cada município mato-grossense. O próximo passo é agendar a capacitação teórica e prática dos técnicos de Araputanga para que estes possam dar seguimento às atividades de confirmação, caracterização e busca da recuperação das nascentes do município”, explicou.


O promotor de Justiça Eduardo Antonio Ferreira Zaque, da Promotoria de Justiça de Claúdia (a 620km da Capital) também participou da reunião e informou já iniciou a articulação para implantação do Água para o Futuro no Município.

 

Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.