O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, recebeu na manhã desta segunda-feira (30), em Brasília, prefeitos da região Oeste de Mato Grosso, que apresentaram uma pauta de reivindicações, solicitando a reabertura de plantas frigorificas e alternativas para geração de empregos.
Conforme Eumar Novacki, o Ministério da Agricultura têm o papel fundamental de buscar sempre o equilíbrio. "Nós não podemos admitir, é que muitas vezes por conta apenas de interesse por lucros, o cidadão seja prejudicado", disse que se não houver a reabertura dos frigoríficos outras alternativas serão efetivadas. "Nós vamos pensar, em como, através de cooperativas e prefeituras as plantas voltem a funcionar", afirmou.
De acordo com o ministro, além de se pensar na reabertura dos frigoríficos que já geravam empregos, o objetivo é buscar uma nova matriz econômica para desenvolver a região e, através do Plano "Agro Mais", pretende diminuir a burocracia no setor agropecuário. "Vamos estimular cadeias que estão de acordo com a vocação da região e vimos que o leite é possível desenvolver, a piscicultura e o plantio de verduras e legumes", afirmou.
O "Agro Mais é um plano de modernização e desburocratização do Ministério da Agricultura. É uma das estratégias para atingir 10% do mercado, ou seja, sair de 7% para 10% em cinco anos, o que é uma meta ousada", explicou o ministro da Pecuária, Agricultura e Abastecimento, Eumar Novacki.
Para o deputado federal Ezequiel Fonseca que também participou da reunião, a economia da região ficou estagnada com o fechamento de quatro frigoríficos. "São mais de dois mil postos de trabalho que nós perdemos que acabou acarretando uma questão social na região", disse o parlamentar, apontando para necessidade de fortalecer a cadeia produtiva do leite e a piscicultura na região.
Fonseca informou que através do Plano "Agro Mais" cerca de 700 famílias da região serão beneficiadas, podendo aumentar sua renda. "Nesse momento de dificuldade esse programa poderá acolher essas famílias, que poderão aumentar sua produção", frisou.
O prefeito de São José dos Quatro Marcos, Ronaldo Floreano dos Santos e também presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISO/MT), composto por 15 municípios da região observou que a unidade frigorifica de seu município fechou as portas em um momento inadequado, uma vez que tinham recebido recursos do BNDES para investimentos, garantindo empregos e renda para os próximos vinte anos.
Para o prefeito, o fechamento da planta frigorifica causou insegurança na região e principalmente no município de São José dos Quatro Marcos, onde foram fechados mais de mil postos de trabalho. "São famílias que sobreviviam diretamente dessa planta frigorífica", afirmou que após o recebimento do seguro desemprego, muitas famílias não tinham sequer uma refeição para oferecer aos seus filhos. “Isso causou insegurança na área da saúde, com aumento de gastos e o crescimento também de ocorrências polícias, causando pânico da população”, disse.
Assim como o prefeito de Araputanga, o prefeito de Indiavaí, Valteir Quirino dos Santos avaliou a reunião como muito proveitosa.
Um levantamento da situação do desemprego e das plantas frigorifica fechadas na região será entregue ao Ministro da Agricultura no próximo dia 14. Até essa data, o ministro manterá conversações com os empresários responsáveis pelos frigoríficos para uma resposta aos prefeitos sobre reabertura ou não das plantas.
Foto: Adrielle Piovezan
O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) e sua equipe passaram por momentos de tensão nesta quarta-feira (3), quando a aeronave em que estavam precisou realizar um pouso forçado no Aeródromo de Aragarças (GO). Vídeos registraram o momento da aterrissagem, realizada a menos de 500 metros do Hospital Municipal Getúlio Vargas, no centro da cidade. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil,...
O sucesso corporativo, por muito tempo, foi medido apenas por lucros e resultados financeiros. Hoje, em um mercado que clama por transparência e responsabilidade, o conceito de sucesso se expandiu. A performance de uma empresa agora é inseparável de sua atuação nos pilares Ambiental, Social e de Governança (ESG). É justamente nesse contexto que a as atualizações da NR1 Norma Regulamentadora...
Em meio a uma discussão, o suspeito teria empurrado a vítima contra uma pia, causando ferimentos, e a ameaçado com uma faca.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.