logo

MATO GROSSO

Mortes no trânsito dobram na década e chegam a 7,9 mil


Por Aline Almeida | Gazeta Digital

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Mais de 7,9 mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito nos últimos 10 anos em Mato Grosso, sendo que 40% destas mortes estão concentradas em cinco cidades. Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça (Sinesp), revelam que entre o período de 2015 a 2025, as mortes no trânsito no estado cresceram cerca de 96%. Segundo o levantamento, enquanto em 2015, 531 pessoas perderam a vida no trânsito, em 2025 o número saltou para 1.043. No ano passado teve três mortes ao dia por acidentes.

 

Cuiabá é a cidade em que mais pessoas morreram na década por acidentes de trânsito no estado, foram 1,1 mil. A segunda posição é ocupada por Sinop, com 628 mortes e em Várzea Grande foram 601 mortes no período. Rondonópolis está na quarta colocação com 572 ocorrências e Sorriso soma 253 óbitos.

 

Representante da Associação dos Familiares Vítimas da Violência de Mato Grosso (AFVV), Heitor Reyes diz que um dos motivadores do número alto de mortes no trânsito tem como combinação bebida e direção do veículo. Para ele, apesar do grande avanço com a Lei Seca, as penas são ‘suavizadas’. ‘Quando a pessoa vai a julgamento é demorado, a Justiça é lenta e suaviza com as penas mínimas. Hoje ninguém fica preso por matar alguém no trânsito. O máximo condenado a entre 2 e 4 anos. E como fica a vítima ou sua família?’, indaga.

 

Heitor destaca que a reincidência chama a atenção e por isso, a lei deveria ser ainda mais rígida e assassinos deveriam ser presos exemplarmente para a população respeitar a leis. Sobre as mortes no trânsito em Cuiabá, Reyes enfatiza que estão ligadas a falta de manutenção do asfalto, com buracos na cidade inteira e falta de sinalização das ruas e avenida, principalmente em trechos que estão em obras.

 

Outros dados

Considerando apenas o comparativo de 2024 e 2025, enquanto o país registrou redução em 4,33% nas mortes no trânsito, caindo de 26.089 ocorrências para 24.954, Mato Grosso registrou aumento de 4,20%, saindo de 1.001 casos em 2024 para 1.043 em 2025.

 

A taxa de mortes por acidentes de trânsito no Brasil foi de 11,69 a cada 100 mil pessoas, Mato Grosso tem uma taxa de 26,79 mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes.  


ARAPUTANGA

Prefeitura decreta emergência em ETA após risco de rompimento estrutural e contaminação

Laudo técnico aponta risco iminente de colapso no floculador mecânico da Estação de Tratamento de Água (ETA)


PRÓ-GESTÃO

Previdência de Mirassol d’Oeste avança e é destaque em eficiência administrativa

Mirassol-Previ conquista certificação Pró-Gestão RPPS – Nível I.


ARTIGO DE OPINIÃO

Mulheres afastadas por violência doméstica terão renda garantida pelo INSS

Quando a violência doméstica obriga uma mulher a sair de casa, mudar de rotina ou se afastar do trabalho, a pergunta que surge não é jurídica, é concreta: como sobreviver sem renda? Durante anos, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) previu o afastamento do local de trabalho como medida protetiva, mas deixou lacunas sobre quem pagaria essa conta...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.