Quem observa os dados que são divulgados em boletim informativo, através das Secretarias e Vigilância em Saúde dos municípios e do Estado de Mato Grosso, principalmente, as informações referente aos óbitos em decorrência do novo vírus se assusta com a progressão dos casos nesses primeiros quarenta e cinco dias do ano.
Os óbitos aumentaram, assustadoramente, nos municípios da região. Em Araputanga (a 345 km de Cuiabá), até o dia 30 de dezembro de 2020, o município havia registado sete óbitos, dados que comparado ao boletim divulgado na última sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021, aponta índice acima de 170% de aumento, elevando para dezenove o número de mortes em decorrência da Covid-19, em, apenas, quarenta e cinco dias do ano de 2021.
O número de mortes pela doença em Araputanga está mais de oito vezes acima do índice registrado no Estado de Mato Grosso, que teve um aumento de 19,5% em número de óbitos ocorridos esse ano, comparando o período com o mês de dezembro de 2020. Os dados mostram que, até dia 31 de dezembro de 2020, foram registrados 4.520 óbitos e neste ano de 2021, até o dia 11 de fevereiro, foram 5.401 óbitos.
Municípios situados na região Oeste de Mato Grosso, São José dos Quatro Marcos (a 315 km de Cuiabá) e Mirassol d’Oeste (a 300 km de Cuiabá) aumentaram em média de 30 e 35 por cento o número de óbitos em decorrência da doença.
Diante da situação alarmante surge, entre a sociedade, diversos questionamentos sobre as causas do aumento de mortes. “Afrouxamento das medidas restritivas pelos novos gestores? Relaxamento do distanciamento social? As confraternizações de fim e início de ano? ou As pessoas não têm noção da gravidade da doença?”.
Confira o levantamento, abaixo, conforme dados divulgados:
Dezembro de 2020
Araputanga: 07 óbitos
São José dos Quatro Marcos: 29 óbitos
Mirassol d’Oeste: 32 óbitos
Estado de Mato Grosso: 4.520 óbitos
Fevereiro de 2021
Araputanga: 19 óbitos
São José dos Quatro Marcos: 39 óbitos
Mirassol d’Oeste: 42 óbitos
Estado de Mato Grosso: 5.401 óbitos
Porcentagem de aumento
Araputanga: 171%
São José dos Quatro Marcos: 35%
Mirassol d’Oeste: 30%
Estado de Mato Grosso: 19,5%
Recomendações
O Ministério da Saúde (MS) orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
*Com informações Luiz Carlos Bordin
O deputado federal também solicitou ao Ministério da Saúde um estudo para a federalização da unidade hospitalar.
Serão distribuídos R$ 31 mil em premiação entre as categorias masculina e feminina.
Conflito fundiário perdura há mais de duas décadas e é marcado por episódios graves de violência, incluindo tentativas de homicídio, ameaças armadas, emboscadas, danos qualificados e disputas territoriais sustentadas por força e intimidação.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.