logo

QUATRO MARCOS

MP entra com ação contra policial penal acusado de vender galinhas criadas em presídio


Por Vinicius Mendes — Olhar Jurídico

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens Pixabay)

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) entrou com uma ação civil pública contra o policial penal D.G.C., acusado de praticar ato de improbidade administrativa. O suspeito teria desviado recursos públicos destinados a pagamento de diárias dos policiais penais, e também teria comercializado verduras e aves criadas no estabelecimento prisional.


Em um despacho publicado no Diário de Justiça desta quinta-feira (17) a 7ª Vara Criminal de Cuiabá declinou da competência e encaminhou o processo para a Comarca de São José dos Quatro Marcos, onde os fatos teriam ocorrido.


Por meio da ação civil pública o MP busca o ressarcimento de danos ao erário. Segundo o órgão, o policial penal teria desviado recursos públicos repassados pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública, destinados ao pagamento de diárias dos policiais penais responsáveis pela fiscalização do trabalho externo dos detentos do presídio de São José dos Quatro Marcos.


Ainda de acordo com o Ministério Público, D.G.C. também comercializava verduras e aves criadas no estabelecimento prisional, em proveito próprio e sem a devida prestação de contas. Os fatos teriam ocorrido de janeiro a outubro de 2015.


Em sua defesa o policial penal legou incompetência da 7ª Vara Criminal de Cuiabá para julgar a questão. Em sua manifestação o Ministério Público deu razão a ele, argumentando que “dos fatos narrados na peça vestibular resta claro e evidente que os atos lesivos foram praticados na Comarca de São José dos Quatro Marcos”. O juiz Bruno D’Oliveira Marques teve o mesmo entendimento.


Nos casos de improbidade administrativa, o local do dano prepondera em relação à sede do ente estatal prejudicado [...] considerando que os fatos narrados na inicial ocorreram no Município de São José dos Quatro Marcos/MT, não resta dúvida que este Juízo é incompetente para julgar o presente caso”, disse o magistrado.


LEILÃO DA PARÓQUIA

Camiseta autografada por Bolsonaro é arrematada por R$ 7 mil em São José dos Quatro Marcos

Além dos lotes de gado, a camiseta foi o item de maior valor arrematado no leilão.


ABANDONO DE INCAPAZ

Criança é encontrada sozinha e trancada dentro de carro durante festa em Glória d’Oeste

“A mãe disse ter encontrado o ex-companheiro, que teria pedido para levar o menino de 4 anos para um passeio.”


SICREDI BIOMAS

Inscrições do Fundo Social Sicredi 2025 encerraram no dia 18 de junho e já conta com mais de 100 entidades com projetos inscritos

O programa apoia projetos nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e outras ações de impacto social

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.