logo

NEPOTISMO

MP recomenda prefeito de Araputanga exonerar secretária de Assistência Social ou sua irmã

Preenchimento de funções públicas de alta relevância através da avaliação de vínculos genéticos ou afetivos importa em ofensa ao principio da eficiência.


img

Reprodução Web

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP/MT), através da Promotoria de Justiça, recomendou ao prefeito de Araputanga, Joel Marins de Carvalho (PSB), a exoneração de Valéria Ramos Neves do cargo de secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, ou da irmã dela, Maria de Fátima Neves, que é Diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde.
 

Segundo o Ministério Público, parentes de um secretário não podem ocupar cargos comissionados em outra secretaria, já que o impedimento é para todo o Poder Executivo e não apenas no âmbito de cada secretaria.
 

Autora da recomendação, a Promotora de Justiça doutora Mariana Batizoco Silva destacou que a prática do nepotismo relega critérios técnicos de escolha dos ocupantes de cargos comissionados a segundo plano, levando ao preenchimento de funções públicas de alta relevância através da avaliação de vínculos genéticos ou afetivos, o que importa em ofensa ao principio da eficiência.
 

A Notificação Administrativa nº 02/2019, com data do dia 13 de março de 2019 estabelece o prazo de 15 dias para que o prefeito Joel Marins apresente posicionamento a ser adotado mediante a recomendação, ponderando que a omissão ensejará a propositura de ação civil pública.


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido


BLACK FRIDAY E NATAL

Transações nas máquinas de cartões do Sicredi registram recorde

Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento


ELEIÇÕES 2026

Advogada cacerense é lançada como pré-candidata a deputada federal pelo Novo

O Partido Novo definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (04), que a advogada cacerense Débora Pacheco será a representante da sigla em Cáceres nas eleições de 2026 como pré-candidata a deputada federal. A decisão redireciona o projeto inicial, que previa uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, e passa a concentrar esforços na busca de votos em toda a região...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.