Estadual

MPF pede fechamento de garimpo ilegal em Pontes e Lacerda


Por G1 MT

Várias barracas foram armadas em garimpo na região de Pontes e Lacerda; aventureiros são atraídos pelas redes sociais.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nesta terça-feira (13) à Justiça Federal pedido para que seja fechado o garimpo ilegal na área próxima às serras da Borda e Santa Bárbara, no oeste de Mato Grosso, a cerca de 10 km de distância do município de Pontes e Lacerda (a 483 km da capital). Por meio das redes sociais, o local tem atraído pessoas da região e de outras partes do estado devido ao suposto grande volume de ouro facilmente coletado, mineral que, segundo o MPF, está sendo extraído sem a devida autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

pepita de ouroÀ Justiça Federal em Cáceres, o MPF pediu a retirada imediata das pessoas que estão participando da extração ilegal de minério. Caso necessário, o MPF pede o uso de força da Polícia Militar, da Polícia Federal ou do Exército.

Embora a área do garimpo seja propriedade particular, o subsolo é de propriedade da União, bem como os recursos minerais, conforme a Constituição Federal.

Logo, extrair minério sem a autorização do devido órgão fiscalizador, o DNPM, é considerado dano ao patrimônio da União. Os argumentos estão na ação civil pública protocolada na Justiça Federal em Cáceres.

O superintendente regional do DNPM, Márcio Amorim, já afirmou que a área em questão encontra-se em fase de pesquisa para fins de exploração mineral e que a licença ainda não foi expedida por questões burocráticas.

"As pessoas estão lá sem autorização para extração de bens minerais e podem responder pelo crime de usurpação de bens públicos e podem ser processadas com base na legislação vigente", avisou.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou que, possivelmente, o garimpo nessa região, entre as duas serras, funciona de maneira ilegal, já que não consta nenhuma autorização ou pedido de licença para exploração da área no órgão. A pasta afirmou também que a situação no garimpo estaria fora de controle e que, por causa disso, não será possível encaminhar um técnico do órgão para verificar o caso in loco. Desse modo, a questão está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Por sua vez, a Sesp informou que a situação está sendo monitorada. "O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) também está atento à situação, para preservar a ordem pública e prevenir qualquer conflito na região, localizada na fronteira com a Bolívia. No entanto, até o momento não foi registrado nenhum crime transfronteiriço que exija a atuação do Gefron no local", informou a Sesp em nota.

Fotos: Júlio Cezar de Souza/ Arquivo pessoal

 


APOSTAS ONLINE

Autor de projeto pelo fim das Bets, Fávaro apoia medida provisória

“O fim das bets vai acabar com um pesadelo das famílias brasileiras. Esse jogo de azar toma o dinheiro de quem trabalha, avalia senador.


CULTURA E GASTRONOMIA

Reserva do Cabaçal prepara concurso oficial para eleger o prato típico do município

Iniciativa vai valorizar a culinária regional, a identidade cultural e as tradições locais.


EDUCAÇÃO E CULTURA

Jauru cria regras e proíbe conteúdos sexuais em apresentações nas escolas

Nova legislação estabelece regras para músicas, peças teatrais, filmes e atividades culturais, veta encenações de natureza sexual com crianças e adolescentes.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.