logo

Estadual

MT lidera casos de microcefalia que teriam sido causados pelo zika vírus


Por G1 MT


Mato Grosso registrou a maior parte de casos suspeitos no Centro-Oeste.No estado, 72 casos estão em investigação, segundo Ministério da Saúde.

 

Mato grosso é o estado do Centro-Oeste com maior número de casos de microcefalia que teriam sido causados pelo vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, também vetor da dengue e febre chikungunya. No estado, são 72 casos em investigação, contra quatro em Goiás e três em Mato Grosso do Sul. No Distrito Federal, há duas suspeitas. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (15).

Em todo o país, até o dia 12 de dezembro, 134 casos de microcefalia relacionados com o zika vírus foram confirmados em quatro estados. Outros 2.165 casos suspeitos ainda estão em investigação em todos as unidades da federação. Também são analisadas 26 mortes.

Bebês que nascem com microcefalia têm o cérebro menor do que o esperado e desenvolvimento comprometido em 90% dos casos. O Brasil registrou aumento no número de casos de microcefalia nos últimos meses e uma das principais suspeitas é que isso tenha ocorrido devido ao zika vírus - espécie de primo da dengue transmitido pelo mesmo mosquito.

Conforme o Ministério da Saúde, o zika vírus é uma doença nova, que chegou ao país no último mês de maio e ainda é considerada desconhecida pela literatura mundial. E recomenda que o teste para a confirmação da doença seja feito nos primeiros cinco dias de manifestação dos sintomas - entre eles estão febre alta, dor muscular, no corpo e nos olhos, manchas vermelhas na pele e coceira corporal.

 


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2026

Repasses serão feitos de forma escalonada, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social)


FEMINICÍDIO

Mato Grosso registra maior número de feminicídios dos últimos cinco anos

Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.


PARTICIPEM

Votação para escolha dos Melhores do Ano na “Preferência Popular” encerra quarta-feira, dia 31

A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.