logo

SEM PÂNICO

Município de Cáceres descarta caso suspeito de varíola de macacos

Por precaução, a cidade entrou em estado de alerta. No entanto, a suspeita do caso no foi descartada


Por Redação Popular Online com RDNews

img

divulgação internet

A Secretaria Municipal de Cáceres (225 km de Cuiabá) descartou a suspeita de caso de varíola de macacos. O município entrou em estado de alerta na última quinta-feira (26), após registro de um caso suspeito na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que faz fronteira Cáceres.
 

Um jovem boliviano, de 26 anos, foi isolado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, com sintomas parecidos ao da varíola dos macacos. Uma denúncia informal teria relatado que o jovem passou pela fronteira, com o braço cheio de lesões características da doença.
 

Por precaução, a cidade entrou em estado de alerta. No entanto, a suspeita do caso no foi descartada pela Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) foi informada e também negou a contaminação em Mato Grosso.


Ainda de acordo com nota, a suspeita de varíola deve ser avisada imediatamente a Vigilância Local de cada município.
 

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão.
 

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que o município de Cáceres emitiu uma nota à SES e esclareceu que não há registro de caso suspeito de varíola do macaco no município. Portanto, até o momento, não há registro ou suspeita da doença em Mato Grosso.
 

Os casos suspeitos de Monkeypox deverão ser notificados de forma imediata, em até 24 horas pela Vigilância local de cada município, por se tratarem de eventos de saúde pública conforme disposto na Portaria nº 1.102, de 13 de maio de 2022.
 

A pasta tem monitorado e acompanhado o cenário mundial por meio da participação do Cievs-MT na sala de situação do Cievs nacional.
 

Lesões na pele se desenvolvem primeiramente no rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. As lesões na pele parecem as da catapora ou da sífilis até formarem uma crosta, que depois cai.


 


CNH DO BRASIL

Cidadãos podem se credenciar para dar aulas práticas de direção em Mato Grosso; entenda

O cidadão que deseja atuar como instrutor autônomo de trânsito nas aulas práticas de direção veicular deverá realizar o credenciamento junto ao Detran-MT e atender aos requisitos estabelecidos pela Portaria nº 042/2026, que regulamenta a atividade no Estado de Mato Grosso. A autorização é obrigatória para que o profissional exerça a função de forma regular, responsável e em conformidade com a legislação...


"TESTA DE FERRO"

Traficantes e “laranjas” envolvidos em esquema de envio de drogas para Goiás são alvos de operação

As ordens judiciais são cumpridas em municípios de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.


VALORIZAÇÃO

Prefeito de Mirassol D’Oeste visita a Ascamar e acompanha trabalho de reciclagem no município

Héctor Alvares participou da rotina da associação, atuou na esteira de triagem e destacou a importância dos coletores.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.