A Secretaria Municipal de Cáceres (225 km de Cuiabá) descartou a suspeita de caso de varíola de macacos. O município entrou em estado de alerta na última quinta-feira (26), após registro de um caso suspeito na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que faz fronteira Cáceres.
Um jovem boliviano, de 26 anos, foi isolado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, com sintomas parecidos ao da varíola dos macacos. Uma denúncia informal teria relatado que o jovem passou pela fronteira, com o braço cheio de lesões características da doença.
Por precaução, a cidade entrou em estado de alerta. No entanto, a suspeita do caso no foi descartada pela Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) foi informada e também negou a contaminação em Mato Grosso.
Ainda de acordo com nota, a suspeita de varíola deve ser avisada imediatamente a Vigilância Local de cada município.
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão.
Veja a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que o município de Cáceres emitiu uma nota à SES e esclareceu que não há registro de caso suspeito de varíola do macaco no município. Portanto, até o momento, não há registro ou suspeita da doença em Mato Grosso.
Os casos suspeitos de Monkeypox deverão ser notificados de forma imediata, em até 24 horas pela Vigilância local de cada município, por se tratarem de eventos de saúde pública conforme disposto na Portaria nº 1.102, de 13 de maio de 2022.
A pasta tem monitorado e acompanhado o cenário mundial por meio da participação do Cievs-MT na sala de situação do Cievs nacional.
Lesões na pele se desenvolvem primeiramente no rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. As lesões na pele parecem as da catapora ou da sífilis até formarem uma crosta, que depois cai.
A regulamentação atende previsão constitucional criada em 1988 e reforçada pela Emenda Constitucional 120, de 2022.
Pedido foi aceito pela Câmara nesta terça (25); suplente deve ser convocado
A audiência pública será realizada no plenário da Câmara Municipal, às 17h30.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.