O município de Porto Esperidião (a 358 km de Cuiabá) recebeu na semana passada, um total de R$ 5.220.000,00 (Cinco Milhões e Duzentos e Vinte Mil Reais) em recursos, liberados pelo Ministério da Integração Nacional, para a reconstrução de 13 pontes e restituição dos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a zona rural do município, no início do ano passado.
O recurso é proveniente da situação de emergência decretada pela Defesa Civil em decorrência da enchente do dia 19 de janeiro de 2016, que deixou diversas famílias desabrigadas, destruiu mais de 14 pontes e deixou outras 35 danificadas. Quase 8 mil pessoas foram afetadas, inclusive pelo isolamento da área.
Por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, na pessoa do coordenador José Galvão da Silva Cebalho juntamente com sua equipe, o município seguiu todos os ritos exigidos pelo Governo Federal e apresentou um plano de trabalho com o diagnóstico completo dos danos, no prazo de até 90 dias após a ocorrência.
Com o dinheiro em caixa, a Prefeitura de Porto Esperidião muito em breve deve iniciar o trabalho de reconstrução, com direito à pontes de concreto nas comunidades de Vila Cardoso, Alto Aguapeí e Vila Picada.