O município de Reserva do Cabaçal (a 390km de Cuiabá) segue, até o momento, sem nenhum caso confirmado pelo novo coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (19), pela Secretaria de Saúde, após informar o resultado do exame do segundo caso suspeito de contaminação pelo novo vírus.
Conforme as informações, o exame realizado pelo Laboratório Central de Mato Grosso (LACEN-MT), teve resultado negativo para Covid-19.
A pessoa que estava sendo monitorada, com suspeita de contaminação, é um homem, 32 anos, que havia apresentado sintomas compatíveis com os critérios padronizados pelo Ministério de Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).
De acordo com a secretária de saúde, Franciele Inês Neiva, o município adotou diversas medidas preventivas para o enfrentamento ao novo vírus. Dentre elas, a realização de barreiras sanitárias na entrada da cidade com orientação para toda a população.
Com adoção de medidas, o município também proibiu, através do decreto de número 28/2020, a entrada de turistas nos locais de área turística da cidade, tais como, rios, cachoeiras e pousadas.
A secretária de saúde do município, Francielle Inês Neiva e Jane Faria Vanzella da Vigilância em Saúde, recomenda que a população contribua com os critérios adotados.
Recomendações
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Usar máscara ao sair de casa;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Evitar aglomeração;
- Manter a distância de 2 metros de outra pessoa;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
O investigado foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável.
A Lei assegura tarifa reduzida aos usuários dos serviços com renda per capita de até meio-salário-mínimo, inscrito no CadÚnico.
Suspeitos foram alvos de uma operação da Polícia Civil, nesta quinta-feira (21).
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.