A prévia da população dos municípios com base nos resultados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram vistos com preocupação pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, informou que muitos prefeitos do Estado já manifestaram preocupação e contestaram as informações do IBGE.
Os números que o IBGE encaminhou para o Tribunal de Contas da União (TCU), segundo o presidente da AMM, são os principais parâmetros utilizados na hora da distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com isso, muitos municípios poderão ser prejudicados.
Conforme a prévia populacional, com base nos resultados do Censo Demográfico 2022, o município de Araputanga contabilizou 13.538 (treze mil, quinhentos e trinta e oito) habitantes. Em 2021, a população estimada pelo IBGE era de 17.078 (dezessete mil e setenta e oito) habitantes (clique aqui e confira). Uma redução de 3.540 pessoas.
Fraga adiantou que, mesmo sabendo que o IBGE já tenha informado que os recenseadores vão continuar as atividades para concluir o censo até fevereiro de 2023, há uma grande preocupação dos gestores.
Clique aqui e fique sempre informado com as principais notícias da região.
Iguaria produzida durante a tradicional Festa do Queijo reforça o município como referência na produção de lácteos em Mato Grosso.
Entrega gratuita ao público acontece a partir das 17h durante a 16ª Festa do Queijo, que movimenta o município desde sexta-feira
Primeira beatificação de Mato Grosso reuniu milhares de fiéis e autoridades políticas neste sábado (13)
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.