logo

Regional

Municípios da região estão situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika


Por Redação

img


Conforme dados levantados pelo Ministério da Saúde, para orientar ações de controle da dengue, chikungunya e zika, quatro municípios da região Vale do Jauru aparecem em situação de alerta ou risco de surto das doenças.

Araputanga e São José dos Quatro Marcos surgem com status de risco; as duas cidades estão com 2% no Índice de Infestação Predial. Outros dois municípios Cáceres 1,8% e Reserva do Cabaçal 1,3% classificados no estado de alerta para surto das três doenças.

Atualmente, o levantamento é feito a partir da adesão voluntária de municípios. O ministro Ricardo Barros, no entanto, vai propor que a participação, no levantamento, dos municípios com mais de 2000 imóveis seja obrigatória, a partir de 2017. A proposta será apresentada na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) entre estados, municípios e União, no próximo dia 8 de dezembro.

CAMPANHA - A nova campanha do Ministério da Saúde, de conscientização para o combate ao mosquito, chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes. “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar” alerta a campanha, que  está sendo veiculada na TV, rádio e internet até o dia 23 de dezembro, com investimentos de R$ 10 milhões.

 


SEGURANÇA PÚBLICA

Novos delegados são designados para comandar delegacias no interior de Mato Grosso

Os novos agentes irão comandar as unidades policiais de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e outros 21 municípios do interior.


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.