Conforme dados levantados pelo Ministério da Saúde, para orientar ações de controle da dengue, chikungunya e zika, quatro municípios da região Vale do Jauru aparecem em situação de alerta ou risco de surto das doenças.
Araputanga e São José dos Quatro Marcos surgem com status de risco; as duas cidades estão com 2% no Índice de Infestação Predial. Outros dois municípios Cáceres 1,8% e Reserva do Cabaçal 1,3% classificados no estado de alerta para surto das três doenças.
Atualmente, o levantamento é feito a partir da adesão voluntária de municípios. O ministro Ricardo Barros, no entanto, vai propor que a participação, no levantamento, dos municípios com mais de 2000 imóveis seja obrigatória, a partir de 2017. A proposta será apresentada na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) entre estados, municípios e União, no próximo dia 8 de dezembro.
CAMPANHA - A nova campanha do Ministério da Saúde, de conscientização para o combate ao mosquito, chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes. “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar” alerta a campanha, que está sendo veiculada na TV, rádio e internet até o dia 23 de dezembro, com investimentos de R$ 10 milhões.
Os novos agentes irão comandar as unidades policiais de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e outros 21 municípios do interior.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.