logo

PAI PRESENTE

Mutirão oferecerá reconhecimento de paternidade gratuito em Araputanga a partir de segunda-feira (4)

A ação será realizada nas dependências do Fórum Desembargador João Luiz da Fonseca, das 13h às 18h.


Por Redação

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação TJ-MT)

Promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o Mutirão Pai Presente acontecerá entre os dias 4 e 8 de agosto. A iniciativa busca desburocratizar o processo para aqueles que buscam o reconhecimento da paternidade.

 

Em Araputanga, a ação será realizada nas dependências do Fórum Desembargador João Luiz da Fonseca, das 13h às 18h. A população terá acesso gratuito a audiências de mediação, emissão de certidão de nascimento já com a inclusão do nome do pai e dos avós no registro — tanto para crianças quanto para adultos — e, quando necessário, à coleta de material genético para exame de DNA.

 

A ação será coordenada pelo juiz-diretor do Fórum, Dr. Dimitri Teixeira Moreira dos Santos, e integra um esforço do Judiciário para assegurar a dignidade de crianças e adolescentes por meio da regularização da filiação, consolidando a identidade civil e viabilizando outros direitos fundamentais, como pensão alimentícia, herança, convivência familiar e benefícios sociais. 

>>> Clique AQUI para participar do grupo do Popular Online no WhatsApp.

A medida fortalece vínculos, constrói cidadania e impõe responsabilidades parentais, reforçando laços afetivos e contribuindo para a formação da identidade individual de cada cidadão.

 

Como funciona

O Mutirão Pai Presente atua para agilizar o reconhecimento da paternidade. Quando um caso de investigação já possui processo aberto, é realizado o exame de DNA e o laudo é anexado diretamente aos autos, acelerando os trâmites judiciais.

 

Se ainda não houver processo, o Cejusc abre uma Representação Pré-Processual (RPP). Em seguida, é agendada uma audiência de mediação onde, caso haja acordo, podem ser definidas as condições de guarda, visitas, pensão alimentícia e o nome que a criança passará a usar, condicionadas ao resultado positivo do exame de DNA. Após a coleta e confirmação da paternidade, o acordo é homologado e a certidão de nascimento atualizada com o nome do pai e dos avós.

 

Como participar

Os interessados devem comparecer nas dependências do Fórum Desembargador João Luiz da Fonseca, localizado na Avenida Castelo Branco, s/nº - Centro, no município de Araputanga.

É necessário apresentar:

• RG;
• CPF;
• Cartão SUS;
• Certidão de nascimento da criança ou do adulto;
• Em investigações post mortem, o atestado de óbito do suposto pai.

 

O serviço é gratuito e inclui agendamento, audiência e, quando necessário, a coleta de material para exame de DNA.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tribunal de Justiça de MT (@tjmtoficial)


POLÍCIA

Fazendeiro é sequestrado e obrigado a transferir R$ 218 mil para criminosos em Cáceres

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...


NACIONAL

INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias


PREFERÊNCIA POPULAR

Evento “Melhores do Ano” será realizado em 14 de março em Araputanga e contará com presença de Ivy Moraes, ex-BBB

Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.