Empreender é um movimento de transformação. Para muitas mulheres é também uma forma de conquistar autonomia, sustentar a família e contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde vivem. E o Sicredi acredita que crédito e outras soluções financeira quando aliados ao conhecimento e à cooperação são ferramentas poderosas para impulsionar esses sonhos e fortalecer ainda mais o protagonismo feminino.
Atualmente, milhares de mulheres são associadas à instituição, e uma parcela significativa está à frente de pequenos e médios negócios, encontrando no cooperativismo uma alternativa viável para empreender com autonomia e sustentabilidade. Para se ter uma ideia, por meio de linhas voltadas a esse público já foram investidos R$ 22,4 milhões em empreendimentos liderados por mulheres em todo o país.
Com mais de 9 milhões de associados no país, o Sicredi entende que fomentar o empreendedorismo feminino é parte do compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades. De acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Brasil há 30,4 milhões de pessoas donas do próprio negócio. Desse total, 10,4 milhões são mulheres, o equivalente a 34,1% do total, dados que demonstram a força feminina nos negócios. O número representa um crescimento de aproximadamente 42% entre 2012 e 2024. O levantamento também revela que mais da metade dessas empreendedoras (52,3%) são chefes de domicílio.
Ainda conforme a pesquisa do Sebrae, o perfil predominante é de mulheres entre 30 e 49 anos, cerca de 60%, muitas vezes conciliando a gestão da empresa com as responsabilidades domésticas. Metade delas não conta com nenhum tipo de apoio nas tarefas de casa e, além disso, 73% das empreendedoras são mães e, dentro desse grupo, 37% criam os filhos sozinhas.
Crédito para quem empreende com propósito
Para apoiar o crescente movimento de mulheres empreendedoras, o Sicredi oferece linhas criadas especialmente para elas como o Fampe – Mulheres Empreendedoras e o FCO Mulheres Empreendedoras. O Fampe, disponibilizado em parceria com o Sebrae, funciona como uma garantia complementar que possibilita o acesso ao crédito mesmo sem garantias tradicionais. Além disso, oferece prazos mais flexíveis, taxas diferenciadas e acompanhamento para gestão financeira. Para saber mais sobre a linha de crédito Mulheres Empreendedoras – Fampe acesse https://shorturl.at/uie3E.
Além das soluções financeiras, o Sicredi também incentiva a formação e a liderança feminina por meio do Comitê Mulher, programa voltado à equidade de gênero e ao protagonismo feminino no cooperativismo. O Comitê promove encontros, formações e ações nas comunidades para ampliar a participação das mulheres em espaços de decisão.
Empreendimento com propósito
Associada do Sicredi há cerca de 15 anos, Vanessa Vidal Oliveira está à frente da Sonho de Mãe Baby Kids Teen, localizada em Juína (MT), o espaço foi construído com muito esforço. Sua história mostra como uma necessidade pessoal pode virar oportunidade de negócio e inspirar outras mulheres. Durante a gestação de risco do terceiro filho, ela percebeu a dificuldade de encontrar, em um só lugar, todos os itens do enxoval, especialmente para meninos.
A ideia só começou a ganhar forma em 2020, depois de conhecer uma loja completa em Cuiabá. De volta para casa, Vanessa e a família começaram a planejar um negócio que atendesse essa demanda na região. Primeiro vieram as vendas por agendamento e de porta em porta, feitas no contraturno de seu trabalho como servidora pública. Aos poucos, o sonho foi tomando corpo até que em 2024, ela tomou a decisão de se tornar empreendedora. Assim, deixou o serviço público, onde trabalhava há 20 anos, para se dedicar integralmente à empresa da família.
Vanessa enxerga no Sicredi um parceiro presente em todas as fases de sua trajetória empreendedora. “O Sicredi nos apoiou desde o início, ainda quando atendíamos as clientes de porta em porta e todo o estoque cabia dentro de casa. Hoje, com a Sonho de Mãe Baby Kids Teen usamos diversas soluções, desde o crédito de investimento e antecipação de recebíveis ao seguro patrimonial, consórcio e benefícios para as colaboradoras. Encontramos no cooperativismo segurança, orientação e incentivo para continuar acreditando e investindo no nosso propósito de atender mães e pais com cuidado e encantamento”, afirma.
Para ela, o aprendizado mais valioso foi a resiliência. “Empreender exige adaptabilidade, paixão e constância. Meu conselho para outras mulheres é não ter medo de sonhar grande. Pensar pequeno é do mesmo tamanho. Conhecimento, persistência e propósito são a base para transformar uma ideia em realidade”, resume.
A consultora de Negócios do Sicredi, Mayara Oliveira afirma que além das linhas de crédito voltada para mulheres empreendedoras, a instituição financeira cooperativa disponibiliza um portifólio completo de soluções financeiras para as empresas, independentemente do porte ou setor de atuação. “Acreditamos no potencial transformador das mulheres. Por isso buscamos oferecer soluções que vão além do crédito. Criamos caminhos para que mais mulheres possam liderar seus próprios negócios com segurança e autonomia, gerando prosperidade para si e para as comunidades onde atuam”, afirma.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 253 municípios e possui 350 agências, para o atendimento a mais de 1,5 milhão de associados.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br
Redes Sociais: Facebook |Instagram | LinkedIn | YouTube
Um morador de Cáceres recebeu R$ 6 milhões em sua conta em 2024, o que chamou a atenção da polícia, já que ele trabalha perfurando poços e vive em uma casa humilde.
Por meio de soluções financeiras adequadas à sua realidade, elas contam com apoio do Sicredi para fortalecer e expandir as empresas, e gerar emprego e renda nas comunidades
O evento reunirá apresentações artísticas, exposições artesanais e feira livre aberta ao público, a partir das 19h.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.