Já estão valendo em todo o país as novas regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e veículos autopropelidos, como patinetes, skates e até cadeiras de rodas com motor elétrico.
As normas foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em junho de 2023 e estabelecem critérios claros para o enquadramento de cada tipo de veículo, além de definir exigências relacionadas a equipamentos obrigatórios e de segurança.
A regulamentação também trata da necessidade de registro, emplacamento e, em alguns casos, da exigência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme a categoria do veículo e suas características técnicas.
Regras variam conforme o tipo de veículo
De acordo com o Contran, cada modalidade de veículo elétrico ou autopropelido possui regras específicas para circulação no Brasil, levando em conta fatores como potência do motor, velocidade máxima e finalidade de uso.

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.
Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente
Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.