logo

ARTIGO DE OPINIÃO

O Dia do Vereador, por Aluizo Lima Pereira


Por Por Aluizo Lima Pereira

img

Aluizo Lima Pereira. (Foto: Reprodução)

Neste 1º de outubro de 2025, celebramos o dia do Vereador, uma data que reconhece a relevância de um dos mais importantes agentes políticos da democracia, uma vez que representam na essência os anseios do povo brasileiro. 

 

Dessa forma, o Vereador exerce um papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e participativa na medida em que assegura a fiscalização dos atos do executivo, a proposição de leis que impactam diretamente o cotidiano dos cidadãos e a defesa dos interesses coletivos. Trata-se, portanto, de um elo fundamental entre o povo e o Estado.

 

Além disso, vale ressaltar que, em um regime democrático, a pluralidade de ideias e o respeito à divergência são pilares fundamentais do Princípio Republicano, de modo que a oposição responsável e coerente garante o equilíbrio entre os poderes, a fiscalização independente do Executivo e a promoção do debate crítico e construtivo para trazer progresso para a comunidade. 

 

Ocupar uma cadeira no Legislativo municipal exige não apenas vocação, mas também superação de inúmeros desafios, isto porque, além do cargo demandar o reconhecimento popular, articulação política e capacidade de diálogo com diferentes setores da sociedade, enfrentam uma disputa acirrada para conquistar cada um dos votos. Ser eleito é, por si só, uma demonstração de representatividade e confiança social.

 

Ao meu ver, Presidentes, Governadores, Senadores e Deputados deveriam passar primeiro pelas Câmaras Municipais para entenderem o real significado do que é ser político de verdade, pois a Casa Legislativa é a essência da representação popular. 

 

Fui eleito Vereador pelo município de Salto do Céu/MT em 2000 e reeleito por mais dois mandatos. Em 2005 aceitei a missão de ser Presidente por três mandatos consecutivos da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) para lutar pelo desenvolvimento do Poder Legislativo, valorização da classe e, sobretudo, pelo municipalismo.

 

Como resultado dessa luta, conquistamos a aprovação da Emenda Constitucional nº 58/2009 que estabeleceu a possibilidade das Câmaras Municipais aumentarem o número de vereadores; asseguramos o direito às diárias, verba indenizatória, décimo terceiro, teto do duodécimo e auxilio saúde; promovemos grandes eventos para capacitação dos agentes, o que fortaleceu a figura do Vereador e a viabilizou o exercício do mandato com independência. 

 

Apesar dessas conquistas, ainda temos muito a evoluir e, por isso, devemos continuar trabalhando pelo fortalecimento da classe com comprometimento, ética e com interesse coletivo acima de interesses pessoais. 

 

Parabenizo com muito carinho todos os Vereadores e Vereadoras que lutam com dedicação pelo povo e pela democracia.

 

Aluizo Lima Pereira.
Assessor Político da Deputada Janaína Riva (ALMT).


ARAPUTANGA

Prefeitura decreta emergência em ETA após risco de rompimento estrutural e contaminação

Laudo técnico aponta risco iminente de colapso no floculador mecânico da Estação de Tratamento de Água (ETA)


PRÓ-GESTÃO

Previdência de Mirassol d’Oeste avança e é destaque em eficiência administrativa

Mirassol-Previ conquista certificação Pró-Gestão RPPS – Nível I.


ARTIGO DE OPINIÃO

Mulheres afastadas por violência doméstica terão renda garantida pelo INSS

Quando a violência doméstica obriga uma mulher a sair de casa, mudar de rotina ou se afastar do trabalho, a pergunta que surge não é jurídica, é concreta: como sobreviver sem renda? Durante anos, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) previu o afastamento do local de trabalho como medida protetiva, mas deixou lacunas sobre quem pagaria essa conta...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.