logo

POLÍTICA

Partidos PSDB/Cidadania e Novo não apoiam governo Lula

PP, PSB, MDB, PSD, Republicanos, União Brasil, Podemos e outros fazem parte da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Por Redação com Poder360

img

Foto: Reprodução

Um levantamento feito pelo portal de notícias Poder360 mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 11 partidos em sua base aliada.

 

Conforme as informações, os partidos, PT/PC do B/PV, PDT, PSB, Psol/Rede, Podemos, Avante e Solidariedade apoiam totalmente o atual governo. Além dessas siglas, o presidente Lula também conta com o apoio, em parte, dos partidos União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos e Patriota.

 

O PT/PC do B/PV lideram o número de ministérios no atual governo, ao todo são 11 ministros e um orçamento de R$ 635,4 bilhões para 2024. Em seguida, com a segunda maior bancada, o partido União Brasil conta com 3 ministros na bancada do Lula, com orçamento em R$ 7,8 bilhões.

 

De acordo com o portal, os partidos PSDB/Cidadania, PL e partido Novo não apoiam e não faz parte da base aliada ao PT.

 

Em agosto de 2023, a Nacional do PSDB chegou a emitir uma Nota Oficial informando que não faz parte do atual governo.

 

Nota oficial – PSDB não fará parte do governo PT

O PSDB não fará parte do atual governo federal comandado pelo PT, em cargo nenhum e sob nenhum pretexto. Respeitamos o presidente Lula. Ele é o presidente do Brasil, foi eleito pelos brasileiros, e temos —a executiva nacional, nossos governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores— o dever de ter com o atual governo uma relação institucional em defesa da população brasileira e do Brasil. Assim continuaremos. Sempre.

Queremos um Brasil melhor, sim. E atuaremos para isso como oposição consequente, que reconhece que não era mais possível continuar como estávamos, mas que também sabe que o país ainda não tem um caminho claro, seguro e sereno de futuro. O atual governo do PT não tem promovido ações consistentes de reconciliação nacional, talvez porque, em sua essência, não queira, não saiba ou não consiga fazê-lo. Esta é uma das muitas divergências que temos com o PT e o que ele representa. Somos diferentes, inclusive, no jeito de fazer oposição. O PT votou contra a Constituição de 1988. O PT foi contra o Plano Real. Atacaram ferozmente a lei de responsabilidade fiscal. Fizeram campanha irresponsável pelo impeachment de Fernando Henrique por mera disputa política e eleitoral. Nossa oposição, hoje, não é ao Brasil, e o presidente Lula poderá contar com o PSDB quando o melhor para o país estiver em jogo. Mas faremos isso do lugar que o povo brasileiro nos colocou na eleição passada: na oposição. E vamos apresentar propostas em 2026 para que a população brasileira tenha alternativa, para que os brasileiros não tenham de escolher entre o o pior e o menos pior.

Trabalharemos para corrigir e aperfeiçoar os projetos que o governo apresentar, como foi o caso da Reforma Tributária, que só parou em pé após a atuação firme dos governadores. E não deixaremos de denunciar com afinco este governo quando for preciso, como nas estapafúrdias tentativas de se aliar a ditadores e relativizar a democracia.

O PSDB entende o desejo de um governo querer ter nossos quadros. Realmente temos políticos e gestores públicos altamente reconhecidos por sua eficiência. Mas este desejo não irá se realizar. Somos oposição. E continuaremos sendo.

PSDB Nacional”.


ACIDENTE

Mãe e filha moradoras de Araputanga morrem em acidente; dois estão hospitalizados

Na manhã desta terça-feira, 24 de dezembro, moradores de Araputanga se envolveram em um grave acidente na MT-174, a aproximadamente dez quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda. Conforme as informações, estavam no veículo HB-20 o assessor de comunicação da Prefeitura de Araputanga, Alisson Loyola, sua mãe, irmã e seu cunhado, Rafael Heleodoro, proprietário do 40 Graus Notícias. Informações indicam que a...


REGIÃO OESTE

Eleita nova Presidência do Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal

Prefeito eleito pelo PSDB do Porto Esperidião assume vice-presidência.


PARCERIA

Justiça Federal e Rotary Club transformam vidas com equipamentos ortopédicos

Essa iniciativa reforça a importância da união entre instituições públicas e organizações sociais.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.