Nacional

Pedro Taques vota a favor da redução da maioridade penal


Por Catarine Piccioni

Por 11 votos a oito, a comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado rejeitou nesta quarta-feira (19) proposta de emenda à Constituição (PEC) que pretendia reduzir para 16 anos a maioridade penal em casos de crimes hediondos, tráfico de drogas, tortura e terrorismo.
 
De Mato Grosso, apenas o senador Pedro Taques (PDT), integrante da comissão, participou da votação. Ele votou a favor da redução da maioridade penal. Mas a maioria entendeu que reduzir a imputação penal dos atuais 18 para 16 anos  seria inconstitucional.
 
Juristas do novo Código Penal divergem sobre maioridade
 
De acordo com a proposta, a idade mínima para a responsabilização penal seria reduzida de 18 para 16 anos em casos de terrorismo, tortura, tráfico de ilícitos e entorpecentes e de hediondos (por exemplo: homicídios praticados por grupos de extermínio, latrocínio, extorsão com morte ou mediante sequestro e estupro).
 
Pela proposta, a redução da maioridade também seria aplicada nos casos de múltipla reincidência na prática de lesão corporal grave ou roubo qualificado. Autor da PEC, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) pretende apresentar recurso para que o texto seja analisado pelo plenário da casa legislativa; para isso, precisa da assinatura de nove parlamentares.

FUTEBOL FEMININO

Eliminação da Seleção Masculina abre caminho para expectativa da Copa Feminina de 2027 no Brasil

País será sede do maior torneio de futebol feminino do mundo pela primeira vez na América do Sul.


INCLUSÃO

Inclusão ganha protagonismo com participação de PCDs de Mirassol e Quatro Marcos no FIPe

Competição destacou inclusão, acessibilidade e integração entre atletas da região.


CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Mirassol d’Oeste abre concurso de fotografia com celular para valorizar a água e o meio ambiente

Promovido pela Prefeitura, AGERR Pantanal e MPMT, o concurso é gratuito, e as inscrições seguem abertas entre os dias 2 e 16 de julho.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.