Faltando três meses para o primeiro turno das Eleições 2026, o processo eleitoral entra em uma de suas etapas mais importantes. A partir do dia 4 de julho, passam a valer as condutas vedadas aos agentes públicos, conjunto de regras previstas na legislação eleitoral para impedir o uso da estrutura do Estado em benefício de candidatos e assegurar equilíbrio na disputa.
As restrições atingem agentes públicos de todas as esferas e abrangem desde a suspensão da publicidade institucional, salvo em situações excepcionais autorizadas pela Justiça Eleitoral, até limitações para nomeações, contratações, exonerações e transferências de servidores.
Também ficam proibidas as transferências voluntárias de recursos entre União, estados e municípios, exceto nos casos previstos em lei, além da realização de showmícios, contratação de artistas para inaugurações com recursos públicos e participação de candidatos nesses eventos.
O descumprimento das normas pode resultar em multas, cassação do registro ou do diploma e até inelegibilidade por oito anos.
Calendário eleitoral
Nos dias 17 e 18 de agosto, associados e associadas participaram da votação digital pelo aplicativo e aprovaram as três pautas propostas pela Cooperativa.
ALMT aprova 11 projetos e cria medidas para pacientes e alimentação escolar.
Eventos acontecem de 20 a 22 de agosto, com rodeio, música sertaneja e atrações para toda a comunidade.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.