A Polícia Civil cumpriu, nesta sexta-feira (20), 34 ordens judiciais na Operação Aletheia, que investiga corrupção passiva e fraudes em concursos públicos na Câmara Municipal de General Carneiro, a 449 km de Cuiabá. Entre os presos, estão o assessor jurídico, o tesoureiro e presidente da Câmara de General Carneiro
Os mandados são cumpridos nas cidades de Barra do Garças, General Carneiro, Lambari d'Oeste, Rio Branco, Cáceres e Cuiabá.
Ao todo são cumpridos:
As investigações tiveram início depois de uma denúncia em Barra do Garças, que indicava o esquema em um dos concursos públicos. O concurso foi organizado por uma empresa do ramo de Engenharia Civil e contratada sem licitação, por R$ 32 mil.
Também foram encontrados documentos que ligavam dois candidatos aprovados em cargos de destaque, à gestão da Câmara.
Segundo a Polícia Civil, as empresas contratadas simulavam uma concorrência na licitação do concurso público de General Carneiro, quando na verdade pertenciam ao mesmo grupo econômico e suspeito. Elas atuavam com o mesmo modus operandi em diversos municípios de Mato Grosso, e geraram prejuízos milionários.
Ainda de acordo com a polícia, os membros da Câmara e os representantes da empresa contratada, se reuniam para discutir estratégias para beneficiar servidores já empregados na Câmara em troca de apoio político. Na época da homologação do concurso, diversas denúncias foram feitas, expondo o esquema.
Além disso, também foram encontrados conflitos de interesse envolvendo a presidente da comissão do concurso e um dos candidatos aprovados, reforçando indícios de fraude.
A Polícia Civil segue investigando o caso, para identificar outros envolvidos no esquema.
Agosto é marcado pela campanha nacional voltada à conscientização e combate à violência contra a mulher.
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Datar, para cumprir 67 ordens judiciais e desarticular um complexo esquema criminoso voltado à lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A operação é resultado de uma investigação qualificada de longo prazo, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), que identificou movimentações financeiras milionárias...
Termina nesta sexta-feira, 15 de agosto, o prazo para que os diretores de saneamento dos municípios enviem os dados referentes ao manejo de resíduos sólidos e à limpeza urbana, com ano-base 2024. O comunicado é da Agência Regional de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento do Complexo Nascentes do Pantanal (AGERR Pantanal). Os diretores deverão seguir os critérios estabelecidos na Norma...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.