A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), na manhã desta quinta-feira (20.10), a Operação After para cumprimento de 23 ordens judiciais, com foco em três grupos criminosos envolvidos no comércio de drogas sintéticas na modalidade “delivery”.
As ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão, foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) e são cumpridas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Chapada dos Guimarães.
A investigação realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes iniciou em 2021, em inquérito policial instaurado para individualizar as condutas dos investigados, materializar suas ações delituosas.
Nas investigações, foram identificados três grupos criminosos envolvidos no comércio de drogas sintéticas na Capital, por meio da modalidade “delivery”, quando os usuários fazem o pedido do entorpecente por meio de aplicativo de celular e o produto é entregue no endereço informado, disponibilizado para retirada em local combinado ou são negociadas/distribuídas em festas/baladas.
Com o propósito de investigar os suspeitos que, associados, atuavam em ações criminosas voltadas para o tráfico de drogas, o trabalho técnico e as ações foram desenvolvidas por mais de 18 meses, resultando na representação pelos mandados de busca e apreensão e prisões preventivas.
Durante os trabalhos de investigação, foi possível a materialização da prática criminosa por parte dos grupos investigados, com apreensões de diversos tipos de drogas, mormente as sintéticas, inclusive com demonstração da participação criminosa de um dos grupos com arremesso de drogas na Penitenciária Central do Estado, com utilização de drones.
Participam da operação policiais da DRE com o apoio das equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE), Gerência Estadual de Polinter (Gepol), Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), Delegacia Especial de Fronteira (Defron-Cáceres), Delegacia de Chapada dos Guimarães, Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande.
Fique sempre informado das principais notícias do Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)
Segundo a assessoria jurídica autora da ação, o processo ainda não transitou em julgado e segue pendente de apreciação pelo TSE.
FAP-MT pede mais transparência nas operações de crédito consignado.
O juiz Anderson Fernandes Vieira, da Terceira Vara de Mirassol d'Oeste, absolveu o vereador e ex-secretário de Saúde de Curvelândia, Roberto Serenini (PL), que chegou a ser preso na Operação Infirmus, da Polícia Civil. Ele foi investigado sob acusação de usar um micro-ônibus da pasta para transportar 52 quilos de cocaína até Cuiabá, mas na decisão, o magistrado apontou que...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.