logo

MANDADO DE BUSCA

Polícia Federal cumpre 15 mandados contra servidores públicos que receberam propina da JBS

Servidor de São José dos Quatro Marcos também está entre os citados.


Por Rogério Florentino(Olhardireto

img

Reprodução web

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (10), a segunda fase da 'Operação Porteira Aberta', que visa combater um esquema de pagamento de propinas a servidores públicos de fiscalização sanitária federal pela empresa investigada (JBS Friboi), para emitirem certificados sanitários sem terem de fato fiscalizado/inspecionado o abate de animais no local. Ao todo, são 15 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso e outros cinco Estados.


No total, são 60 agentes que cumprem 15 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Também foi expedida a mesma quantidade de Termos de Compromisso, aplicando medidas cautelares diversas da prisão, dentre elas, o afastamento de fiscais federais agropecuários.


O pagamento de propina vinha ocorrendo nas unidades da empresa situadas nos municípios de Anápolis/GO, Campo Grande/MS, Cassilândia/MS, Barra do Garças/MT, Confresa/MT, Cuiabá/MT, Diamantino/MT, Pedra Preta/MT, Vila Rica/MT, São José dos Quatro Marcos/MT, Água Boa/MT, Matupá/MT e Ponta Porã/MS.


Os investigados irão responder por corrupção ativa e passiva, além de organização criminosa, podendo pegar até 20 anos de prisão. 


A operação foi denominada 'Porteira Aberta', tendo em vista a ausência de controle dos animais e falta de inspeção dos fiscais sanitários, que permitia que o gado fosse abatido indiscriminadamente, sem qualquer empecilho.


As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de Barra do Barças.


POLÍTICA

Prefeito participa da primeira sessão ordinária do ano e destaca projetos para Mirassol d’Oeste

Gestor municipal apresentou pacote de obras previstas para 2026 durante abertura dos trabalhos legislativos


AÇÃO DA OI

Mauro chama Taques de mentiroso e diz que ação tem motivação eleitoral

Ex-governador Pedro Taques apresentou uma Ação Popular que, se acolhida pela Justiça, pode levar os envolvidos a ressarcirem os cofres públicos, incluindo Mauro Mendes.


SERVIÇOS PÚBLICOS

Posto de Identificação de Indiavaí passa a atender em novo endereço

O serviço será ofertado todas as quartas-feiras, no período vespertino, com início dos atendimentos a partir das 13h.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.