FÔLEGO NO BOLSO

Preço da carne em MT deve cair em torno de 25% ainda este ano

O preço ainda se mantém alto devido ao estoque que empresários do segmento fizeram durante o período de pandemia, quando o preço praticado subiu significativamente.


Por Mario Andreazza | Repórter MT

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens Freepik)

Após vários meses com o preço da carne ‘lá nas alturas’ há uma luz no fim do túnel ainda neste ano para quem gosta de comemorar as festas de fim do ano com churrasco ou uma ceia ‘mais gorda’.


Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de MT (Sindifrigo), Paulo Bellicanta, o produto já sofreu uma baixa de cerca de 25% e o consumidor final deve começar a ver essa diferença entre esta semana e a outra.


Bellicanta explicou que a arroba do boi baixou em torno de 15%. Para o atacado e o varejo o preço da carne deve cair entre 20% a 25%.


O novo preço já deveria estar sendo praticado no comércio, no entanto, como explicou o presidente, as empresas estocaram carne quando o preço ainda estava em alta e continuam trabalhando com o valor antigo para manter sua margem de lucro e fazer frente ao preço atual.


“Isso tem segurado a baixa que fatalmente existirá para o consumidor. Já deveria ter ocorrido. E se não houve ainda no máximo entre essa semana e a semana que vem vão ocorrer baixas muito significativas de 20 a 25%. Com toda certeza isso vai ocorrer porque é o produto com novo preço que está chegando no atacado e nas distribuidoras de carne no varejo”, contou Paulo Bellicanta.


No entanto, para o atacado e varejo, os empresários já estão comprando a carne com o preço mais barato o que deve refletir para a população, carne mais barata até a próxima semana.


Alta nos preços

Desde o início do ano até este momento vivenciamos uma escalada nos preços da carne que podemos considerar ‘absurda’. Nos últimos tempos os cortes mais baratos variavam entre R$ 15 a R$ 20.


Isso se deve a diversos fatores, entre eles, a pandemia do novo coronavírus, que favoreceu um 'efeito cascata'.


Aumentou a exportação de gado e ainda venda para outros estados, consequentemente, gerando a falta de matéria e pouca oferta em Mato Grosso.


Em contrapartida, a demanda cresceu a partir do programa federal ‘Auxílio Emergencial’, quando a população teve recursos para continuar comprando o produto.


Resultado: Maior demanda com pouca oferta é igual a preços altos para o consumidor.


TRADIÇÃO SERTANEJA

Cavalgada e Queima do Alho movimentam Glória D’Oeste e Reserva do Cabaçal neste domingo

Programação reúne comitivas, cavaleiros e famílias em celebração à cultura e às tradições do campo


MENOS BUROCRACIA

INSS muda regra e amplia lista de doenças que dispensam 12 contribuições; veja quem pode receber

Nova regra inclui a gestação de alto risco entre as situações que podem dispensar a carência para o auxílio por incapacidade temporária.


AÇÃO COLETIVA

Ação contra Estado por supostos abusos policiais em Lambari D’Oeste vai para Rio Branco

Decisão considera que ações coletivas devem tramitar no local onde ocorreu o suposto dano.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.